O que é granuloma e como tratar? 

Esse tipo de reação pode surgir em diferentes contextos, muitas vezes como uma reação do sistema imunológico a substâncias inofensivas 

Publicado em: 8 de novembro de 2023  e atualizado em: 8 de novembro de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você já ouviu falar sobre granuloma de tipo corpo estranho? É uma reação do nosso sistema imunológico a materiais inertes, que podem ser de origem externa, como fios de sutura, metais, ou até mesmo substâncias internas, como queratina ou colesterol. Esta reação faz parte da nossa imunidade inata e envolve a presença de macrófagos que cercam e fagocitam o material estranho (1).  

Além de surgirem em contextos médicos, essas reações também podem ser desencadeadas por diferentes situações, como (1): 

Exposição ambiental

  • Tosadores de animais, trabalhadores que lidam com farpas de madeira, fibra de vidro ou limalha de metais podem desenvolver granulomas de corpo estranho devido à exposição a materiais inusitados;
  • Estética;
  • Procedimentos de preenchimento estético podem desencadear reações do organismo, resultando em granulomas;
  • Casos relatados por dentistas demonstram que o uso de substâncias para modelagem facial pode levar à formação de pequenos nódulos na cavidade oral .

Tatuagem

  • Pigmentos metálicos usados na tatuagem podem provocar reações em algumas pessoas, levando ao desenvolvimento de granulomas;
  • A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a consulta médica antes da tatuagem para identificar possíveis problemas de cicatrização 

Fio Cirúrgico

  • Em certos pacientes, o uso de fio cirúrgico pode causar uma reação que resulta na formação de granulomas;
  • Suturas absorvíveis geralmente levam à dissolução gradual dos granulomas, mas, se causarem desconforto persistente, podem ser removidas cirurgicamente com anestesia local. 

Em muitos casos, a remoção cirúrgica é necessária para aliviar os sintomas quando os granulomas persistem. Portanto, é essencial consultar um profissional de saúde antes de se submeter a procedimentos que envolvam esses materiais (2,3). 

Referências: 1. Granuloma de corpo estranho. UFRGS. Último acesso: 28 de setembro de 2023; 2. Atlas of Pathology. Pathologyatlas. Último acesso: 28 de setembro de 2023; 3. Doenças granulomatosas não infecciosas. Dermatologia HRPP. Último acesso: 28 de setembro de 2023.  

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?