A pandemia trouxe o cuidado com o toque para não se propagar o vírus, e com isso a mudança de hábitos como o simples e gentil cumprimento
Desde o começo de 2020, com a pandemia, pessoas no mundo todo vêm mudando seus hábitos, inclusive os mais simples e gentis, como o cumprimento inicial. Além de provocar um distanciamento emocional para muitas culturas, o receio do toque fez com que alguns cumprimentos não físicos se tornassem populares, e até a criatividade encontrou espaço. Pessoas de todo o mundo estão substituindo apertos de mão, abraços e o hongi (cumprimento tradicional maori em que se tocam os narizes) por gestos de baixo risco, como batidinhas de pés1.
O namastê junta o gesto com as duas mãos apontando pra cima com a reverência com a cabeça e é um exemplo disso1. No Brasil, nos acostumamos a fechar uma das mãos e "fornecer" um soquinho no ar para o próximo, ou como chamamos, “toca aqui”. O importante é somar um sorriso ao cumprimento e mostrar que você está se cuidando e cuidando do próximo. Veja alguns exemplos abaixo.
Fonte: 1. Seis formas de se cumprimentar no mundo, sem se tocar - National Geographic. Último acesso em 11 de junho de 2021.