Diabetes: mitos e verdades
Conheça a doença que é causada pela falta ou pela resistência à insulina
A diabetes - conhecida como “diabetes mellitus” - é uma doença que consiste na falta de insulina, caracterizando altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente. (1)
A condição pode se apresentar de diversas formas e tem diversos tipos. Caso sentir algum sintoma, é importante ficar atento e procurar com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento. (1)
Quais os tipos existentes?
Tipo 1: no primeiro tipo, o sistema imunológico ataca as células que produzem a insulina. Com isso, não existe produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células. Esses casos acontecem em 5% a 10% dos pacientes, ocasionando aumento nas taxas de glicemia. (1)
Tipo 2: o segundo tipo costuma ser assintomático, porém as manifestações acontecem geralmente na idade adulta - após os 40 anos - com evolução lenta dos sintomas e possibilidade de complicações tardias (como renais, oftalmológicas e neuropáticas). (1)
Quais os principais sintomas?
Diabetes tipo 1 (1):
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Diabetes tipo 2 (1):
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
Mitos e verdades sobre a diabetes
O açúcar mascavo e o demerara são melhores que o açúcar branco
MITO. Esses dois tipos de açúcar passam por menos processos, sendo preservados alguns micronutrientes. O açúcar não é proibido para quem tem diabetes, apenas deve ser tomado em doses menores e acompanhado de um tratamento bem específico prescrito pelo profissional de saúde. (2)
Preciso fazer o uso constante de adoçantes
MITO. A utilização de adoçantes, sejam eles naturais: sorbitol, manitol, e estévia, por exemplo, ou artificiais, como: sacarina, ciclamato, aspartame, sucralose e o acessulfame-K, devem ser evitados, pois são produtos ultraprocessados. Não existem evidências científicas de quais são os benefícios do uso de adoçantes, por isso, dê preferência para alimentos naturais ou que sejam minimamente processados para valorizar o sabor natural dos alimentos. (2)
Não posso consumir doces
MITO. Alimentos que possuem sacarose, como açúcar, mel, açúcar mascavo, garapa, melado, rapadura e doces caseiros, não são desaconselhados para indivíduos com diabetes, podendo ser consumidos como parte de uma alimentação saudável. Mas, deve-se ficar em alerta, já que o consumo desses alimentos deve ser controlado e restrito. (2)
Em caso de hipoglicemia devo tomar refrigerante
MITO. Não faça isso. O refrigerante é uma fonte de carboidratos que pode ajudar a subir sua glicemia rapidamente, e como é um alimento ultraprocessado, seu consumo deve ser evitado. Em caso de hipoglicemia, é recomendada a ingestão de 15g de carboidrato de rápida absorção, que pode ser: 1 colher de sopa de açúcar diluído com água, 1 pedaço de rapadura, 1 copo americano de suco de laranja. (2)
Não posso consumir frutas e sucos naturais
MITO. Todas as frutas, de qualquer tipo, podem ser consumidas divididas ao longo do dia. Boas opções para combinar com essas frutas são as castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, amendoim, avelã, coco seco, iogurte natural e leite. É ideal consumir frutas naturais em vez dos sucos de frutas, pois os sucos não fornecem os mesmos nutrientes que o consumo de uma fruta inteira. (2)
Faça mais refeições ao longo do dia
VERDADE. Além de realizar as principais refeições como café da manhã, almoço e jantar, é necessário realizar lanches ao longo do dia, ajudando a diminuir a fome e o volume de comida em cada refeição e, assim, evitando a hipoglicemia. (2)
Posso ser vegetariano ou vegano mesmo tendo diabetes
VERDADE. Existem diversas dietas de padrões alimentares e combinações de diferentes alimentos que são aceitáveis para o controle do diabetes, mas é importante priorizar alimentos in natura (naturais) e que sejam minimamente processados, evitando o consumo de alimentos ultraprocessados. (2)
Alimentos que fazem parte do dia a dia
O consumo moderado de alimentos que são fontes de energia faz parte da alimentação adequada e saudável e não são proibidos para pessoas com diabetes, tais como: arroz, batata, mandioca, inhame/cará, massas e pães. (2)
Procure consumir esses alimentos com (2):
- Feijões;
- Lentilha;
- Grão-de-bico;
- Ovos;
- Carnes;
- Peixes;
- Leite;
- Azeite ou manteiga, em poucas quantidades.
As fibras consumidas ajudam na glicemia e as principais fontes leguminosas são o feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, cereais integrais, como: arroz integral, aveia, linhaça, milho, dentre outros, verduras, legumes e frutas (2).
Referências: 1.Diabetes (diabetes mellitus). Ministério da Saúde do Paraná. Último acesso em 24 de abril de 2023. 2. Mitos e verdades sobre a alimentação de Diabetes. Ministério da Saúde. Último acesso em 24 de abril de 2023.
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.