Ela não é perigosa, nem contagiosa, mas pode causar descamação, vermelhidão e coceira
A dermatite seborreica é uma inflamação de pele que pode acometer algumas regiões como o couro cabeludo, as sobrancelhas, cantos do nariz e orelha, provocando descamação e vermelhidão no local e, em alguns casos, pode coçar. É importante ressaltar que não é uma doença perigosa e muito menos contagiosa¹. Apesar da aparência, não acontece pela falta de higiene da pessoa. Não se sabe ao certo sua causa, mas alguns fatores genéticos ou agentes externos (como o estresse emocional, consumo de álcool, entre outros) podem desencadeá-la. É uma condição que pode atingir pessoas de qualquer idade, porém, é mais comum em adultos entre 30 e 60 anos e bebês até os três meses. Nos bebês recém-nascidos, a dermatite seborreica é conhecida por crosta láctea e, apesar de temporária, provoca cascas grossas amarelas ou marrons na cabecinha da criança¹,².
Apesar de não haver cura, é possível tratar a doença e amenizar seus sintomas. O médico Dermatologista irá recomendar a melhor terapia e, em alguns casos, recomenda-se o uso de medicamentos. Nos adultos, o uso de shampoo anticaspa associado a lavagens mais frequentes e pomadas antifúngicas são recomendados, além da suspensão do uso de géis, sprays, chapéus ou bonés. Em bebês, a tendência é a inflamação desaparecer com o tempo. Mas se for necessário, recomenda-se lavar a cabeça diariamente com shampoo infantil e escovar delicadamente as escamas. Em outras áreas do corpo, o especialista recomenda o uso de medicamentos ou cremes próprios¹,².
Em adultos, a dermatite seborreica pode ser prevenida com alguns cuidados¹:
- Uso de shampoo adequado ao tipo de cabelo e a completa remoção do produto durante a lavagem;
- Evitar banhos muito quentes;
- Ter uma alimentação saudável;
- Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;
- Controlar o estresse e a ansiedade.
Fontes: 1. Dermatite Seborreica. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Último acesso em 21 de julho de 2021. 2. Seborrheic Dermatitis: Who gets and causes. American Academy of Dermatology/Association. Último acesso em 21 de julho de 2021.