Quais são os hormônios liberados na atividade física?
Conheça quais são os responsáveis por fazer com que seu corpo tenha mais energia no dia a dia
Manter o corpo em movimento é muito importante para a saúde e o bem-estar. Muitos hormônios são liberados na atividade física, que permitem regular diversas funções do organismo.
Atividade física é importante para o corpo
Manter a energia para realizar suas tarefas diárias é algo que deve ser trabalhado em diferentes aspectos: força, equilíbrio, flexibilidade, resistência, entre outros.
As atividades físicas trazem diversos benefícios para a saúde, como (1):
- Liberar hormônios que promovam a sensação de bem-estar;
- Fortalecer o sistema cardiovascular;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Aumentar a massa muscular;
- Diminuir o índice de gordura no corpo e no sangue;
- Prevenir o sedentarismo e diversas doenças crônicas, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial etc.
Hormônios
Endorfina
A endorfina é, provavelmente, o hormônio mais conhecido pelas pessoas e, sua produção em atividades físicas é benéfica, já que movimentar o corpo e liberar essa substância ocasiona bem-estar, prazer e sensação de recompensa ao término dos exercícios praticados (1).
Além disso, é responsável por motivar a criação de uma rotina mais ativa e auxilia na analgesia, aliviando dores e o efeito do estresse (1).
Serotonina
Conhecida como “hormônio da felicidade”, tem a principal ação na regulação emocional e auxilia em diversas funções cognitivas, como memória, atenção, flexibilidade mental etc (1).
Realizar exercícios físicos de forma regular ajuda na liberação desse hormônio no sangue, trazendo melhorias para a saúde mental (2).
Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor que tem forte influência na motivação, atenção, determinação e no prazer durante a realização das atividades físicas (1).
Sua liberação ocorre a partir da movimentação regular do corpo, e também pode favorecer a hipertrofia, saúde intestinal, memória e controle da motricidade. Outro ponto positivo da atividade física estimular a produção de dopamina é a prevenção ao envelhecimento precoce, principalmente das células do sistema nervoso (1).
Glucagon
O glucagon é produzido pelo pâncreas para estimular a liberação de ácidos graxos livres (FFAs) do tecido adiposo e aumentar os níveis de glicose no sangue, ambos importantes para alimentar a atividade física. (1).
Cortisol
O cortisol suporta o metabolismo energético durante longos períodos de exercício, facilitando a quebra de triglicerídeos e proteínas para criar a glicose necessária para ajudar a alimentar o exercício. (3).
Ele é liberado quando o corpo sofre muito estresse físico ou não está suficientemente recuperado de um treino anterior. (3).
Enquanto ajuda a promover o metabolismo da gordura, o exercício por muito tempo pode elevar os níveis de cortisol para estabilizar a proteína muscular como combustível. (3)
Quais são os efeitos no corpo?
A atividade física age de diferentes formas no corpo, inclusive na regulação do metabolismo. Assim, é possível notar efeitos como (2):
- Fortalecimento da musculatura corporal;
- Melhora da postura;
- Prevenção a lesões por fraqueza muscular ou má postura;
- Queima de calorias;
- Diminuição do peso e da gordura corporal;
- Diminuição de sintomas de ansiedade e depressão;
- Melhora das funções cognitivas, como memória, atenção e regulação emocional.
Mantenha-se em movimento e busque um profissional de educação física para facilitar e trazer o auxílio necessário que você precisa durante essa jornada.
Referências: 1. Quais são os hormônios liberados na atividade física? Confira seus efeitos. Hospital Albert Einstein. Último acesso: 07 de Julho de 2023. 2. Neuromodulation of Aerobic Exercise—A Review. Frontiers in Psychology . Último acesso: 07 de Julho de 2023. 3. Cortisol e exercício: efeitos, secreção e metabolismo. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Último acesso: 10 de Julho de 2023.