Saiba mais sobre inflamação no nervo ciático  

Dor causa interferências na mobilidade e bastante desconforto ao paciente 

Publicado em: 7 de janeiro de 2025  e atualizado em: 7 de janeiro de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O nervo ciático¹ está localizado na região do final da coluna vertebral, passando pela área posterior da coxa e do joelho. Quando inflamado, causa dores que interferem na mobilidade e na qualidade de vida dos pacientes acometidos. A inflamação é causada quando o nervo é pressionado, geralmente por uma hérnia de disco, um problema da cartilagem entre as vértebras. Outra causa de pressão do nervo ciático é a compressão pelo músculo piriforme, que está localizado nas nádegas. ²  
 
Sintomas e diagnóstico² 
 
Os sintomas da inflamação ciática consistem em: dor na parte posterior da perna e glúteo, dor na lombar, dores na perna em forma de choque ou queimação, dor em apenas um dos membros inferiores, diminuição de força no membro acometido, piora ao ficar em posições sentadas ou em pé e dor forte ao espirrar ou tossir.  
 
Se o paciente sentir esses desconfortos e quiser obter um diagnóstico, ele pode ser confirmado através do relato do paciente e um exame físico adequado realizado pelo médico, e exames de imagem quando necessário. Um dos testes que pode auxiliar no diagnóstico é nomeado de teste de Lasègue, realizado com o paciente deitado e a extensão da perna que pode causar dor forte até a região dos pés, fraqueza ou perda de sensibilidade. Já nos exames de imagem, tomografia ou ressonância da coluna lombar são os exames realizados para análise da situação do paciente acometido pela dor ciática.  
 
Cura e prevenção³ 
 
O tratamento depende da causa. Em mais de 90% dos casos que estão associados à hérnia discal, a dor diminui no período de quatro a seis semanas, podendo desaparecer com o tempo. Na fase inicial, são indicados medicamentos, indicado pelo médico que avaliará a situação individual de cada paciente.  

Tratamentos com fisioterapia também costumam ser frequentes para pacientes com dor ciática. Em casos mais severos, os pacientes podem precisar de cirurgias, porém apenas em casos excepcionais a cirurgia é recomendada, por isso é sempre importante consultar um médico! 
 
Quando o assunto é prevenção, não é possível prevenir por completo o surgimento ou reincidência da dor. Mesmo assim, algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo:  exercício regular, postura adequada ao sentar-se, dormir corretamente e evitar períodos prolongados em pé ou sentado.  
 
Referências:  
1. Hospital Blanc -  https://blanchospital.com.br/blog/como-tratar-dores-no-nervo-ciatico/  - acesso em 03 de outubro de 2024    
2. Hospital Israelita Albert Einstein: https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/inflamacao-no-nervo-ciatico  - acesso em 03 de outubro de 2024 
Rede D’or :  https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/dor-ciatica   - acesso em 03 de outubro de 2024 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?