Enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça caracterizada por causar dores unilaterais e latejantes
Enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça que caracteriza-se por ser uma dor unilateral e latejante (mas podendo acontecer nos dois ao mesmo tempo), normalmente acompanhada por fotofobia, fonofobia, vômito e náuseas. É muito comum confundir a enxaqueca com outras cefaleias. A crise pode durar de quatro a 72 horas1,2. Em extremos, a dor pode ser diária.
Causas
São desconhecidas até hoje. Assim como o espaçamento entre as crises é variável, os fatores para a enxaqueca aparecer também variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são o jejum prolongado, mudanças bruscas de temperatura e umidade, luzes e sons intensos, abuso de medicamentos, cheiros muito fortes, dormir mais ou menos que o de costume, fatores hormonais, alimentos e bebidas (como o álcool) e esforço físico.Sintomas
- Náuseas;
- Vômitos;
- Sensibilidade a luz, cheiros e sons;
- Tonturas;
- Visão embaçada;
- Alterações de humor;
- Coriza;
- Sensação de cabeça pesada ou de cabeça leve;
- Irritabilidade;
- Alteração no apetite e problemas de concentração são os sintomas mais comuns da enxaqueca.
Diagnóstico
A avaliação médica é a principal forma de diagnosticar o paciente, já que alguns fatores, como duração intensidade da dor e alguns sintomas, são decisivos para confirmar o problema. O especialista também pode solicitar alguns exames neurológicos e físicos para confirmar o diagnóstico.
Prevenção
Durante as crises, os pacientes podem tomar medicamentos e alguns cuidados, como evitar muito barulho e luz. A adoção de alguns hábitos também pode ajudar como evitar alimentos, medicamentos e fatores ambientais desencadeantes; ficar atento aos gatilhos psicológicos, como estresse e ansiedade; procurar um especialista que lhe indique o medicamento preventivo mais apropriado para seu caso também contribuem para a prevenção das crises. Outro ponto que pode auxiliar é:
Tenha um diário da enxaqueca: ele ajuda a identificar qualquer fator que possa desencadear enxaquecas com aura. Anote a data e a hora da enxaqueca, todos os alimentos que consumiu no dia, atividades que realizou e medicamentos que ingeriu.
Tratamento
Quando a crise aparece, o paciente precisa evitar os fatores desencadeantes da doença e tomar o medicamento indicado pelo seu médico.
Fontes: 1. Enxaqueca. Ministério da Saúde. Último acesso em 1 de setembro de 2021. 2. Enxaqueca. Hospital Israelita albert Einstein. Último acesso em 1 de setembro de 2021.