Publicado em: 25 de abril de 2022  e atualizado em: 26 de abril de 2022
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Controle as finanças de sua farmácia e tenha melhores resultados

O Papo de Farmácia listou algumas dicas que podem ajudar a manter o equilíbrio das contas: planeje, monitore e tome as melhores decisões!

O controle financeiro está entre os pontos mais sensíveis da gestão de uma farmácia. O momento econômico difícil e as diversas nuances que envolvem o negócio são fatores que tornam complexo este trabalho. Erros ou a ausência de ações planejadas podem levar ao desequilíbrio entre receitas e despesas.

Levantamento da Close-up Internacional, empresa que audita o setor no Brasil, apontou que, em 2020, mesmo com o aquecimento das vendas nos estabelecimentos, pela primeira vez nos últimos cinco anos, o número de lojas fechadas superou o de novas abertas: 8.363 ante 3.786.1 As farmácias e drogarias independentes puxaram a estatística de negócios interrompidos, totalizando 6.580.1

O Papo de Farmácia elencou algumas dicas para auxiliar no controle financeiro do seu estabelecimento, a fim de diminuir riscos e otimizar resultados!

Separar contas pessoais da empresa

Especialmente em farmácias de pequeno porte, há casos em que despesas e receitas do negócio saem ou entram na conta do proprietário e vice-versa, o que é muito desfavorável. Nesse sentido, é importante que sejam abertas contas bancárias distintas para pessoas física e jurídica.

Além disso, os responsáveis pelo estabelecimento devem evitar mesmo aquelas pequenas retiradas do caixa para despesas do dia a dia. Sem o lançamento na contabilidade, não há mecanismos efetivos de controle. Saber exatamente os valores que entram e saem é o primeiro passo!

Planejamento estratégico e dados

É fundamental que sejam estabelecidos para as empresas metas e objetivos, de curto, médio e longo prazo. Para colocá-los em prática, os gestores precisam conhecer minuciosamente a realidade do negócio. Entra, então, a relevância do levantamento de dados, preferencialmente gerenciados por sistemas tecnológicos. A partir das informações sistematizadas, será possível, por exemplo, identificar falhas e implantar melhorias.

Diagnóstico dos maiores gastos e possíveis cortes

Ter todos os custos operacionais do estabelecimento mapeados é essencial para que se estabeleça o valor mínimo em vendas, a fim de que as despesas sejam integralmente honradas e de que haja lucro e margens para novos investimentos. Identificar com clareza os gastos também possibilita que os gestores busquem formas de reduzir aqueles de maior porte, com o intuito de melhorar os resultados financeiros do negócio.

Esse tipo de medida exige a tomada de decisões certeiras e embasadas para que a qualidade dos serviços não seja afetada, tampouco normas, como as de natureza trabalhista, sejam violadas. Por exemplo: se a conta de energia é alta, o empresário não pode apagar lâmpadas a ponto de prejudicar a iluminação do ambiente, mas deve substituir as antigas por novas mais eficientes.

E cuidado com as datas de vencimento das contas para não ter que pagar juros e multa! O mesmo vale para as cobranças a serem recebidas, a fim de não perder dinheiro com a inadimplência alheia.

Controle o estoque

Produtos em excesso representam “dinheiro parado” e menor fluxo de caixa disponível. Mas se a reserva do estoque for baixa demais, há risco de desabastecimento nas prateleiras da sua farmácia. Por isso, o controle dos suprimentos estocados é crucial e pode interferir de forma significativa nas finanças do estabelecimento. Registrar a saída e a entrada de cada item é o primeiro passo para preservar minimamente o equilíbrio esperado.

Cartões e taxas

É preciso acompanhar o recebimento das vendas por cartões de crédito, monitorando frequentemente a conciliação entre os valores enviados pela operadora e aqueles que efetivamente entram na conta do seu negócio, em razão da possibilidade de problemas de lançamentos e até de conexão. Da mesma forma, para preservar o faturamento, cabe ao gestor escolher sempre as melhores tarifas que eventualmente são cobradas por operadoras de cartão e instituições bancárias.

Qualidade sempre!

É claro que de nada esses cuidados adiantarão se o estabelecimento não oferecer produtos de qualidade e atendimento humanizado – elementos primordiais para a fidelização dos clientes e consequente sustentabilidade dos negócios.

Boas vendas!

Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!

 

Fontes: 1. Número de farmácias no País apresenta forte queda. Guia da Farmácia. Último acesso em 25 de abril 2022. 2. 9 dicas para desenvolver a gestão financeira com eficiência. Farmarcas. Último acesso em 25 de abril 2022. 3. Saiba como organizar as contas da farmácia. Farmarcas. Último acesso em 25 de abril 2022. 4. Como fazer o controle financeiro de sua farmácia. Videbula. Último acesso em 25 de abril 2022.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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