Nutricosmético protege pele e olhos contra os perigos dos raios UV e da luz artificial
Publicado en: 14 de enero de 2013  y atualizado en: 4 de noviembre de 2021
  • Para compartir
Escuche el texto Detener el audio
São Paulo, 14 de janeiro de 2013 - O envelhecimento cutâneo extrínseco, conhecido também como fotoenvelhecimento, é um processo gradual e cumulativo, que ocorre ao longo de décadas de exposição ao sol e à luz artificial, e afeta a todos. Quando o verão se aproxima, aumenta a oferta de protetores solares e loções que prometem proteger a pele contra os raios ultravioleta. No entanto, quem vive uma rotina nas grandes cidades acaba recebendo na pele muito mais iluminação artificial (luz azul) do que a própria luz natural.

É necessário o combate do excesso de radicais livres produzidos pela exposição aos raios UV, poluição, tabagismo, estresse, além da luz artificial. Pensando nisso, a Eurofarma Laboratórios traz ao mercado TEÍNA®, o primeiro nutricosmético composto exclusivamente por luteína FloraGlo, a mesma substância presente em legumes e frutas. A luteína é um carotenoide que, além de proteger contra os raios UV, também oferece proteção contra a agressão da luz artificial, a chamada “luz azul” dos escritórios, computadores, estúdios, academias, salões de cabeleireiros, etc., aumentando a atividade fotoprotetora e melhorando a hidratação e elasticidade da pele.

Além de auxiliar na proteção da pele contra os radicais livres, o consumo diário de luteína tem sido associado como auxílio na prevenção do risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença degenerativa que provoca uma perda progressiva da visão da região central da retina, chamada mácula, podendo levar à cegueira. Atualmente, é considerada a principal causa de perda de visão em pessoas acima de 55 anos e estima-se que, em 2020, até 8 milhões de brasileiros poderão apresentar DMRI. As causas da doença não são totalmente esclarecidas; no entanto, são considerados fatores de risco a genética, idade acima de 40 anos, dieta deficiente em frutas e vegetais, tabagismo, doenças cardiovasculares e exposição excessiva à luz solar e artificial.

Um estudo com aproximadamente 4.000 pessoas está sendo conduzido pelo National Eye Institute, dos Estados Unidos(1) e, em análises preliminares, revelou que os carotenoides são uma poderosa ferramenta na prevenção da DMRI. Por estar altamente concentrada na mácula, a luteína pode protegê-la contra danos. Assim, os pesquisadores afirmam que dietas ricas em luteína não apenas diminuem as chances de desenvolvimento da DMRI, mas desempenham papel fundamental na saúde dos olhos.

Sobre TEÍNA® - TEÍNA®, da Eurofarma, é um antioxidante que vai além da proteção da pele, pois além de proteger contra os danos causados pelo excesso de radicais livres produzidos pelos raios UV, também o faz com relação à luz artificial (luz azul). TEÍNA® não contém lactose, glúten ou calorias. Ingerir uma cápsula de TEÍNA® por dia equivale ao consumo de luteína presente em três xícaras de brócolis ou em 40 laranjas. Teína® auxilia na proteção da pele e dos olhos contra os malefícios da exposição excessiva ao sol e à luz artificial. (2)

Sobre a luteína - A luteína é um corante ou pigmento natural da família dos carotenoides, presente nos legumes de folha verde escuro, como espinafre, couve e brócolis, no milho e na gema do ovo. Nas plantas, a luteína protege as folhas verdes dos efeitos nocivos da luz solar durante a fotossíntese. No corpo humano, a luteína é capaz de filtrar a luz azul reduzindo os danos causados pela ação dos radicais livres que se desenvolvem com a exposição constante à luz solar ou artificial.

Informações para a imprensa: G&A.RP Caroline Justo | 3065-3046 | carolinejusto@gaspar.com.br

*TEÍNA (LUTEÍNA EM CÁPSULAS) – APRESENTAÇÃO: embalagem com 30 cápsulas de gelatina mole contendo 10 mg de luteína (FloraGlo 20% Safflower oil). USO ORAL. INFORMAÇÕES AO PACIENTE: a luteína tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A luteína FloraGlo é a única forma purificada e patenteada para suplementação humana. Trata-se da mesma forma de luteína presente nos legumes e frutos, a única metabolizada pelo organismo humano. INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA: 01 cápsula ao dia. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL: porção de 202 mg (01 cápsula): 10 mg luteína; 0 Kcal. PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS: Não contém glúten ou lactose. Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico. CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO: conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C). Proteger da umidade. Fabricado por: COLBRAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Estrada dos Estudantes, 349 Rio Cotia - Cotia/SP. CNPJ: 00.413.925/0001-64 - Farm. Resp.: Dra. Fernanda Cerveira Ernica CRF-SP 37702. Indústria Brasileira. Distribuído por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S/A. Rod. Pres. Castelo Branco, Km 35,6 – Itapevi – SP CNPJ 61.190.096/0008-69 – Indústria Brasileira. Central de Atendimento Eurofarma: 0800 704 3876 e euroatende@eurofarma.com.br. TEÍNA é um alimento funcional. A utilização deste produto não substitui o uso do protetor solar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: (1) The AREDS2 Research Group, Chew EY, Clemons T, Sangiovanni JP, Danis R, Domalpally A, McBee W, Sperduto R, Ferris FL.; The Age-related Eye Disease Study 2 (AREDS2): Study Design and Baseline Characteristics (AREDS2 Report Number 1). Ophthalmology. 2012 Nov;119(11):2282-2289. doi: 10.1016/j.ophtha.2012.05.027. Epub 2012 Jul 26. (2) Palombo P, Fabrizi G, Ruocco V, Ruocco E, Flühr J, Roberts R, and Morganti P. Beneficial long-term effects of combined oral/topical antioxidant treatment with carotenoids lutein and zeaxanthin on human skin: A doubleblinded, placebo-controlled study in humans. J Skin Pharmacol and Physiol 20: 199-210. 2007.