Banco de leite: o que é, como
funciona e onde encontrar?

O Banco de Leite, é o local responsável pelo armazenamento, controle de qualidade, processamento e coleta do leite

Publicado em: 20 de julho de 2021  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O Banco de Leite Humano (BLH), ou simplesmente, Banco de Leite, é o local responsável pelo armazenamento do leite, bem como o controle de qualidade desse
insumo, seu processamento e sua coleta. Geralmente partem de iniciativas públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, mas o Banco de Leite Lactare foi pioneiro ao ser criado de acordo com o interesse da companhia farmacêutica Eurofarma de contribuir com a sociedade, auxiliando na saúde de bebês recém-
nascidos prematuros e de baixo peso.

Na maioria das vezes, o Banco de Leite oferece atendimento às mães de prematuros que estão sendo cuidados em unidades neonatais, assim como ampara lactantes que têm dificuldade e/ou dúvidas em relação à lactação.

Existem situações também nas quais auxiliam a produção de leite em mulheres que adotaram crianças ou mães que estão com problemas para produzir leite. De forma complementar, o BLH contribui para a prevenção e tratamento de problemas mamários. Tudo isso com o intuito de que a amamentação seja exclusiva por seis meses e prolongada por dois anos ou mais, se a mãe desejar, aliada à alimentação indicada para a idade, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como funciona a Rede de Banco de Leite?

Apesar de não ser de conhecimento da maioria da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil conta com a maior e mais complexa Rede de Banco de Leite Humano do mundo. A expertise da Rede Global de Bancos de Leite Humano do Brasil (rBLH-BR) é exportada para 22 países das Américas, África e Europa, estipulada por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O modelo brasileiro de banco de leite é reconhecido ao redor do mundo devido ao desenvolvimento tecnológico inédito que é capaz de unir baixo custo de operação e alta qualidade. Outro diferencial está na capacidade de distribuição do leite humano de acordo com as necessidades específicas de cada bebê, o que aumenta a eficácia quando falamos em redução da mortalidade neonatal.

Hoje são, ao todo, 224 Bancos de Leite Humano localizados no país, 214 postos de coleta, além da coleta domiciliar que existe em algumas regiões. O Lactare realiza a coleta em domicílio na região que fica em um raio de 60 km de Itapevi (SP).

Ao chegar ao Banco de Leite, o insumo é selecionado e classificado de acordo com o período no qual a mãe e o bebê se encontram: colostro (primeiro leite, ideal para recém-nascido); leite de transição (produzido entre cinco dias a duas semanas após o nascimento do bebê) e leite humano maduro (após duas semanas). Então, passa pelo processo de pasteurização e controle de qualidade microbiológico e físico-químico.

O Programa Fiocruz de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano (PFCQ-BLH-SUS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) atua minimizando o risco na manipulação do leite humano coletado e processado, composto pelos eixos: Certificação de Recursos Humanos; Certificação de produto; Certificação de processos; Certificação da Informação; Certificação de Equipamentos; e Certificação de Instalações.

Por fim, o leite é estocado e, então, distribuído a crianças internadas de acordo com prescrição de médicos ou nutricionistas. É importante apontar que o Banco de Leite é obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil.

Qual a importância do Banco de Leite e do leite materno?

A doação do leite materno é fundamental para recém-nascidos, especialmente os prematuros e com baixo peso por conter todos os nutrientes que o bebê precisa até os seis meses de vida. Esse alimento também o irá proteger contra doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Desse modo, o aleitamento materno é um dos mais fundamentais meios para promover a redução de mortes de bebês. Mesmo após os seis meses, é recomendado que a criança continue sendo amamentada com leite materno, processo que segue até os dois anos ou mais em complemento à alimentação saudável indicada para cada idade.

Como encontrar o Banco de Leite mais perto?

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) articula com o Sistema Único de Saúde (SUS) para implantação e implementação das ações estratégicas definidas na Política Nacional de Saúde. Para encontrar o banco de leite mais perto da sua casa, é necessário somente fazer uma consulta no site da Rede Global de Bancos de Leite Humano Brasil, inserindo sua região, estado e cidade.

Seja você é lactante que produz bastante leite, mais do que o seu bebê precisa, inscreva-se no nosso Banco de Leite e ajude a salvar vidas. Cada gota conta para os pequenos bebês que vão receber o alimento.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?