Doação de Leite Humano

Entenda mais sobre o Dia Mundial e a importância da conscientização

Publicado em: 16 de maio de 2022  e atualizado em: 18 de maio de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O leite materno é importantíssimo para o desenvolvimento humano saudável, já que o alimento é a principal fonte de nutrientes para os bebês e o único recomendado até os seis meses de idade. No entanto, muitos recém-nascidos são privados do aleitamento materno por diversas razões, e por isso dependem das doações feitas aos bancos de leite.

19 de maio é a data em que se propõe ao mundo todo que se conscientize sobre o tema, estimulando a doação e trazendo à tona a necessidade de que os bebês recebam os nutrientes tão importantes desse alimento. Venha saber mais sobre o dia e as ações para estimular a doação.

As origens da data e o tema de 2022

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano acontece todo 19 de maio. É quando promovem-se debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, além da divulgação massiva dos bancos de leite presentes nos estados e municípios brasileiros.

Foi no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano/ I Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano/ I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano que surgiu a proposta do dia, em 2010, em Brasília.

No evento, países da Ibero-América que possuem Bancos de Leite Humano iniciaram um movimento para terem um “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e propuseram o dia 19 de maio.

O Brasil, que já celebrava o Dia Nacional da Doação de Leite Humano em 1º de outubro, também aderiu ao movimento para mudança da data, visando comemorar no mesmo dia que os outros países.

Ali, foi fortalecida a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data comemorativa foi instituída no Brasil em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Nela, além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada no período que inclui o dia 19 de maio.

Sete anos depois, em 2022, o tema escolhido para a celebração é “Doação de Leite Humano: Solidariedade e Paz no Mundo Globalizado”. Como slogan, este ano foi selecionada, pela Rede Global da Doação de Leite Humano, a frase "Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor", vencedora de uma competição entre 253 propostas.

A frase destaca a potência e a importância que o simples ato de doar leite materno tem na construção de um futuro mais digno e justo para a sociedade.

Mas, além da celebração e do dia, qual a importância da doação de leite?

O leite materno é um líquido complexo que contém:

  • Carboidrato;
  • Proteínas;
  • Lipídios;
  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Substâncias imunocompetentes;
  • Fatores moduladores de crescimento.

Por conta de sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

Além de alimentar, o leite humano também cumpre um papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e até no desenvolvimento afetivo e psicológico dos indivíduos.

Dentre os benefícios do aleitamento materno adequado, estão:

  • Proteção da criança contra diarréias, infecções respiratórias e alergias;
  • Redução em até 13% da mortalidade em crianças menores de 5 anos;
  • Redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O leite humano não chega a todos os recém-nascidos. A doação é a solução.

Muitos recém-nascidos dependem das doações feitas pelos bancos de leite. Geralmente são aqueles que:

  • Estão hospitalizados porque nasceram prematuros e com baixo peso;
  • São casos em que a mãe possui alguma condição que impossibilita o aleitamento.

É por isso que é tão importante a conscientização sobre a doação do leite materno: o leite doado pode mudar e salvar vidas, proporcionando um desenvolvimento mais seguro e saudável a esses bebês.

A doação de leite humano é um ato simples, mas muito significativo e impactante: estimativas do Ministério da Saúde apontam que apenas 200 mililitros de leite podem alimentar até 10 recém-nascidos, que graças às doações têm maiores chances de viver e se desenvolver de forma saudável. São gotas de amor para um mundo melhor. Mas, existe um processo a ser seguido.

Como funciona a doação do leite materno?

Muitas mães lactantes produzem mais leite do que é consumido por seus bebês e acabam até mesmo tendo que jogar parte do alimento fora para aliviar o inchaço e a pressão gerados nas mamas.

Para que a doação ocorra, basta que a mulher apresente excesso de leite, seja saudável, não esteja fazendo uso de medicamentos que impeçam a doação e se disponha a extrair e doar o leite. Em nosso site temos um artigo que explica o passo a passo para realizar a doação de leite.

Após o leite ser extraído e doado para o banco, ele passa por uma análise, é pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC Nº 171.

Depois de passar por todos esses processos que asseguram sua segurança e qualidade, o leite é distribuído de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido internado.

Segundo a OMS, atualmente o Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo: são 224 bancos e 216 pontos de coleta espalhados pelo país, que distribuem cerca de 160 mil litros de leite para recém-nascidos todos os anos.

Esse modelo brasileiro para Bancos de Leite Humano (BLH) é referência internacional e, desde 2005, o país exporta técnicas de baixo custo para implementar BLHs na América Latina, Caribe Hispânico, África, Península Ibérica e outros países.

E se o Brasil é referência internacional, nacionalmente quem tem esse papel de autoridade é a rBLH-Rede Brasileira de Bancos de Leite, da qual a Eurofarma faz parte.

Se você está apta para realizar a doação de leite materno, basta entrar em contato com o banco de leite ou ponto de coleta mais próximo. Caso você more na região de Itapevi-SP, o Banco de Leite Lactare realiza a coleta em um raio de 60 km do município. Cada gota conta para os pequenos que vão receber o leite. Participe desse movimento de solidariedade e ajude a salvar vidas!

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?