Publicado em: 24 de fevereiro de 2022  e atualizado em: 24 de fevereiro de 2022
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Pré-alta dos medicamentos: 5 passos para farmácias seguirem e se prepararem

 Redobre a atenção com a gestão da sua farmácia com a pré-alta dos medicamentos

Chegou a época em que os proprietários e gestores de farmácia precisam estar atentos: a pré-alta, período que antecede o aumento anual dos preços dos medicamentos. O reajuste ocorre em abril, mas o mês de março é o período ideal para se preparar e obter melhor aproveitamento comercial.

A sua farmácia já está pronta? É agora que você precisa fazer uma análise do seu estoque para que as suas compras e vendas sejam realmente vantajosas, e preparar suas estratégias, assim como sua equipe para melhorar o relacionamento com os clientes.

Listamos alguns passos essenciais para você se preparar de forma adequada para a pré-alta. Confira!

1) Entenda bem o que é e como ocorre a pré-alta

Não tem como se preparar adequadamente para uma ocasião se você não souber exatamente o que ela é e como funciona. Por isso, o primeiro passo é entender o que é a pré-alta dos medicamentos e como ela é calculada.

Em 2003, foi criada a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), órgão ligado à Anvisa, e estabelecido o reajuste anual dos preços, que acontece sempre no mês de abril. É o único período do ano em que pode ocorrer aumento de preços no mercado farmacêutico.

O novo valor é obtido considerando a inflação do ano anterior, a produtividade da indústria farmacêutica e o nível de concorrência para cada categoria de medicamento.

A fórmula é composta pelo índice de preços (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA); fator de produtividade (Fator X); fator de ajuste de preços relativos entre setores (Fator Y); e fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Fator Z). Então, a Variação Percentual do Preço do Medicamento (VPP) = IPCA – X + Y + Z.

2) Informe-se e acompanhe as estimativas do índice de reajuste

Não deixe para se informar sobre o reajuste quando ele for anunciado. Desde o início do ano, você precisa acompanhar as estimativas para ter uma base de quanto vai ser o índice.

Em janeiro deste ano, a CMED já anunciou o valor de dois fatores que compõem essa fórmula para o reajuste de 2022. O Comitê Técnico-Executivo definiu em 0% o Fator X, estabelecido a partir da estimativa de ganhos futuros de produtividade das empresas que compõem a indústria farmacêutica no país. Desta forma, o Fator Z, que ajusta preços relativos intrassetor, também terá valor igual a zero, conforme preveem as regras da Resolução CMED 01/2015.

Em relação ao Fator Y, a Anvisa informou que é preciso aguardar a publicação dos dados necessários para sua definição pela Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia. E o IPCA também aguarda a publicação do acumulado entre março de 2021 e fevereiro de 2022.

Publicação feita pelo Sincofarma indica que o índice pode ser cerca de 10,4% neste ano, com análise da economista Étore Sanchez. A especialista estima que o reajuste autorizado deverá chegar quase integralmente ao consumidor, com 60% afetando abril (6,36%), 31% em maio (3,27%) e o restante impactando em junho (0,83%).

3) Faça uma boa gestão do estoque na pré-alta dos medicamentos

Esse é o principal passo para se preparar para a pré-alta, porque o preço do reajuste é aplicado para o consumidor com os itens adquiridos no período, levando a um aumento de margem para a farmácia. Então, é importante saber quais itens são mais vantajosos comprar agora.

Faça um levantamento do seu estoque e priorize a compra de produtos de alto giro, com maior frequência de venda, para não ter uma ruptura de estoque. Especialistas também sugerem que produtos com margem mais alta, aqueles mais consumidos durante o inverno e os medicamentos de uso contínuo e de classes terapêuticas são opções interessantes para obter melhor aproveitamento na pré-alta.

4) Alinhe as estratégias comerciais

Feita uma boa gestão do estoque, você precisa ter um planejamento estratégico comercial alinhado para obter melhores resultados. Isso precisa ser pensado desde os descontos que são concedidos, a divulgação dos produtos e as abordagens no balcão.

Uma das dicas neste passo é que você não impacte tanto o cliente já no primeiro mês (abril). O ideal é fazer uma ampliação gradual do valor conforme a renovação do estoque.

5) Prepare toda a equipe para a pré-alta

Um dos pilares importantes para qualquer estratégia é ter uma equipe afinada. Todos precisam estar preparados para a pré-alta dos medicamentos. Faça esse passo a passo com os funcionários e alinhe as estratégias comerciais com todos os setores da empresa.

A abordagem dos clientes precisa de atenção e cuidados redobrados. A equipe de atendimento pode avisar aos clientes sobre a alta, mas não é apropriado incentivar que os clientes estoquem medicamentos, por exemplo.

Esse conteúdo ajudou você? Continue atento ao Papo de Farmácia, e acompanhe outras dicas e atualizações relevantes!

Fontes: 1. CMED divulga dois fatores da fórmula do ajuste anual de preço de medicamentos. Anvisa. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. 2. Medicamentos devem ter reajuste de 10,4% em 2022. Sincofarma. Acesso em 24 de fevereiro de 2022.

Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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