Prêmio Euro Inovação na Saúde: médicos de toda a América Latina podem votar nos projetos mais inovadores
Dos 60 finalistas, 18 são hispano-americanos e, no Brasil, 11 estados têm projetos entre os melhores; votação segue até 28 de junho
São Paulo, maio de 2023 – A segunda edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde, iniciativa que reconhece e incentiva a busca por soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida das pessoas, chega a uma nova fase. Ao todo são 60 finalistas, 15 em cada uma das 4 categorias, e a comunidade médica poderá votar de maneira online neste link para escolher as 3 iniciativas mais inovadoras por categoria, em sua opinião. Esses projetos finalistas foram escolhidos por um júri independente e que chegaram a essa etapa do Prêmio considerando critérios de inovação, passíveis de implementação e que apresentaram resultados efetivos ou potenciais comprováveis.
Pela primeira vez o Prêmio Euro chegou a 16 países da América Latina onde a Eurofarma atua, além do Brasil, já registrando 30% dos projetos finalistas, com participação da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai e Uruguai. Já no Brasil, dos 42 finalistas, iniciativas de 11 estados foram escolhidas, originárias do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“Esta é a fase mais aguardada do Prêmio, em que trazemos toda a comunidade médica para poder participar, votando nos projetos preferidos. Estamos muito felizes por já contar, na primeira participação dos países hispano-americanos, com 18 iniciativas altamente inovadoras. Nosso objetivo é expandir cada vez mais esse projeto, para que o incentivo científico chegue a mais médicos globalmente”, comenta Roberta Junqueira, diretora executiva Comercial da Eurofarma.
Nesta fase do Prêmio, a avaliação será por júri aberto (votação online), em que médicos que possuam registros ativos em qualquer um dos países da América Latina em que a Eurofarma atua votem nos 3 projetos de preferência por categoria Mais adiante, em meados de julho, acontecerá a última das etapas finais, em que a comunidade médica poderá votar no grande destaque entre os 12 vencedores.
Lembrando que serão 11 prêmios de € 50.000,00 (cinquenta mil euros) e mais um único prêmio, ao grande vencedor, no valor de € 500.000,00 (quinhentos mil euros). A Eurofarma, patrocinadora oficial do prêmio, apoia o empreendedorismo, principalmente inovações que impactam diretamente o cuidado com a saúde, aliado à sua crença na valorização da classe médica.
Conheça destaques da primeira edição
Na primeira edição, em 2020, o Prêmio Euro contou com muitos projetos de sucesso, como o grande vencedor, entitulado “A Pele de Tilápia: Um Novo Biomaterial para Tratamento de Queimaduras, Feridas, Cirurgias Ginecológicas e Medicina Regenerativa”. O projeto do Ceará se propôs a estudar o uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras, ampliando os estudos em diversas outras especialidades médico-cirúrgicas.
Outro destaque foi da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que apresentou o “Cardiômetro”, uma iniciativa que consiste em um site especializado como fonte segura de informações sobre as doenças cardiovasculares - as primeiras causas de morte no Brasil e no mundo.
A UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo também trouxe um grande inovação com o projeto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (PBSF, do inglês Protecting Brains & Saving Futures). A iniciativa tem a capacidade de melhorar o cuidado médico em ampla escala e impactar positivamente a história de vida de famílias que tenham bebês com lesões cerebrais. O projeto utiliza inteligência que permite realizar uma avaliação neurológica em tempo real, detectando possíveis alterações e facilitando o diagnóstico precoce nos recém-nascidos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Esse processo oferece agilidade no tratamento e previne sequelas neurológicas em bebês de alto risco.
Uma outra solução inovadora da primeira edição veio do Escritório de Inovação da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, que apresentou um novo dispositivo móvel para o combate à cegueira por ceratocone (Topograph Smartphone System). O aparelho opera acoplado a um smartphone ou tablet e, por meio de um aplicativo próprio, é capaz de medir as curvaturas de uma córnea e indicar a ausência, a presença ou a suspeita do ceratocone, uma patologia que surge na infância e geralmente afeta os dois olhos, causando a perda progressiva da visão.
Para saber todos os detalhes da segunda edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde e acessar o ambiente de votação online, visite premioeuro.com.
Sobre a Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange todos os principais segmentos farmacêuticos, como Prescrição Médica, Genéricos, OTC, Hospitalar e Oncologia. Com uma ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio na região compreende 2,8 mil SKUs e atende a 42 especialidades médicas.
Presente em 22 países, prioritariamente na América Latina, também mantém operações nos EUA e África. Com mais de 11 mil colaboradores, em 2022 passou a ter registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Reportou R$ 8 bilhões de receita líquida, um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior, com R$ 2 bilhões de ebitda, uma evolução de 20%. Em P&D, os investimentos no ano somaram mais de R$ 590 milhões, equivalentes a 7,4% da receita líquida.
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