Eurofarma conquista o título de farmacêutica mais inovadora do Brasil
Prêmio Valor Inovação 2024 é reconhecimento à jornada da companhia, que investiu R$ 680 milhões em inovação em 2023
São Paulo, 6 de agosto de 2024 – A Eurofarma, multinacional farmacêutica de capital brasileiro com atuação em 22 países e a que mais investe em inovação no Brasil, foi eleita a empresa mais inovadora no segmento Farmacêuticas e Ciências da Vida no Prêmio Valor Inovação 2024. A premiação, que completa 10 anos e é uma das mais relevantes do Brasil, aconteceu na noite de ontem, 5 de agosto, em São Paulo.
A vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna, representou os 12,6 mil colaboradores, incluindo 750 pesquisadores que atuam no laboratório de inovação da empresa, Eurolab, ao receber a premiação. “Esse prêmio reflete o nosso espírito de empreendedorismo e inovação, que ajudou a construir a nossa história nos últimos 52 anos. Nossos investimentos em inovação são consistentes, porque acreditamos que nosso futuro depende disso. Sentimos orgulho de estar à frente na busca de soluções que possam ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou a executiva.
“Nossa jornada de inovação incorpora também esforços voltados para nossa transformação digital, startups e terapias digitais, em uma plataforma integrada de soluções em saúde. Nossa busca está em trazer ao mercado, aos médicos, à sociedade, novidades realmente transformadoras”, afirmou o diretor executivo de Empreendedorismo e Digital, Rodrigo Pereira, que também representou a companhia na premiação.
O Prêmio do Valor avalia a jornada de inovação liderada por empresas e o quanto ela permeia as estratégias e os negócios, com investimentos em pesquisa, desenvolvimento e outras práticas vanguardistas.
Investimentos
A inovação é parte de todas as metas da Visão 2027 da Eurofarma e essa jornada colocou a companhia na liderança em market share de lançamentos do mercado, com 9,2% nos últimos 24 meses, além de mais de 350 projetos no pipeline, sendo 30% de radicais ou incrementais, e investimento total em inovação superando os R$ 680 milhões (dados do Relatório Anual 2024 da Eurofarma, ano-base 2023).
Esse é um trabalho apoiado por mais de 750 cientistas e profissionais dedicados ao tema, que conta com as instalações do Eurolab, maior parque de inovação farmacêutica, com uma estrutura e um ecossistema sem paralelo na indústria farmacêutica em toda a América Latina.
Para seguir transformando e estar cada vez mais próxima da inovação radical, a companhia criou em 2023 o fundo corporativo Eurofarma Ventures, que irá somar US$ 100 milhões em investimentos em biotechs. A estimativa é alcançar 25 dessas empresas ao longo de cinco anos. O foco está em startups que tenham projetos em fase inicial de descoberta e desenvolvimento de medicamentos e terapias com inovação disruptiva. A maior parte dessas empresas está no mercado americano, que lidera esse tipo de iniciativa.
Em Inovação Digital, a Eurofarma tem avançado em projetos focados em ferramentas de saúde para diversos públicos, bem como novos modelos de negócio. Toda a estrutura está abarcada na plataforma de inovação EurON, com o objetivo de ampliar a atuação nos campos que envolvem empreendedorismo, inovação aberta, investimentos em startups, terapias digitais e análise estratégica de dados.
Para conhecer mais sobre como a Eurofarma trabalha o seu pilar de inovação, acesse: https://eurofarma.com.br/relatorio-anual.
Sobre a Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange os principais segmentos farmacêuticos, como prescrição médica, OTC e cuidados pessoais, genéricos, hospitalar, oncologia e saúde animal, além de prestar serviços de produção a terceiros. Com uma ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio compreende mais de 2 mil produtos e 3,7 mil SKUs (apresentações), atendendo as principais especialidades médicas.
Líder em prescrição médica na América Latina e no Brasil, onde detém a vice-liderança em genéricos, a Eurofarma está presente em 22 países, com 100% de cobertura na América Latina e operações nos EUA e África. Conta com 12,6 mil colaboradores e 11 fábricas, com produção total de 573 milhões de unidades em 2023. No mesmo ano, investiu mais de R$ 680 milhões em inovação e alcançou receita líquida total de R$ 9,1 bilhões. Nos últimos 15 anos, a Eurofarma registrou crescimento médio anual de 17%.
Eurofarma nas redes sociais
Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma
Instagram: @eurofarma | Youtube: @eurofarmalab
Informações para Imprensa
G&A Relações Públicas