Publicado em: 9 de janeiro de 2025  e atualizado em: 10 de janeiro de 2025
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Como potencializar os resultados da sua farmácia com parcerias estratégicas em 2025

 

Se você acompanha o Papo de Farmácia há algum tempo, sabe que a busca por inovação e crescimento constante é essencial para as farmácias, bem como para os profissionais que atuam no setor.

O início de um novo ano é o momento ideal para repensar estratégias e planejar ações que possam potencializar os resultados e o crescimento dos estabelecimentos no varejo farmacêutico.

Uma das formas mais eficazes de alcançar esses objetivos é por meio de parcerias estratégicas, que além de fortalecer o reconhecimento da marca, podem ampliar seu alcance e oferecer novas oportunidades de rentabilidade.

Mas afinal, o que são parcerias estratégicas?

As parcerias estratégicas são uma colaboração entre diferentes empresas ou setores que tenham objetivos complementares. No varejo farmacêutico, essas parcerias podem trazer diversos benefícios, como o aumento da base de clientes, melhoria nos serviços oferecidos e maior visibilidade no mercado.1 

Além disso, ao trabalhar com parceiros que compartilham valores e objetivos semelhantes, a farmácia pode criar uma rede de suporte que impulsiona sua inovação constante e melhoria operacional.1

Exemplos de parcerias estratégicas para farmácias

  • Laboratórios e Distribuidores de Medicamentos2,3

Formar parcerias com laboratórios e distribuidores permite que sua farmácia tenha acesso a produtos de alta qualidade com condições comerciais vantajosas. Isso pode incluir descontos exclusivos, prazos de pagamento mais longos e acesso antecipado a novos lançamentos.

  • Clínicas e Profissionais de Saúde2,3

A parceria com clínicas e consultórios médicos podem atrair mais clientes para sua farmácia. A oferta de serviços integrados, como aplicação de vacinas, testes rápidos ou consultas farmacêuticas, ou mesmo descontos para pacientes de um médico parceiro, podem ter impactado bastante positivo no faturamento.

  • Startups de Tecnologia e Inovação2,3

Parcerias com empresas de tecnologia podem ser um grande diferencial, uma vez que proporcionam uma melhor experiência do cliente, seja por meio de aplicativos para gestão de medicamentos, plataformas de entrega ou sistemas de fidelidade digital.

Como escolher os melhores parceiros?

O sucesso de uma boa estratégia deve considerar alguns pontos importantes, de modo que ambas as partes envolvidas estejam bem alinhadas e confortáveis ao se aproximarem e firmarem uma relação de parceria. Por exemplo3,4:

  • Alinhamento de Valores e Objetivos
  • Reputação e Credibilidade de ambos
  • Benefícios previamente acordados, com uma parceria vantajosa para ambas as partes
  • Capacidade de Inovação

Vantagens das parcerias estratégicas para 2025

As parcerias estratégicas dão às empresas a oportunidade de operar múltiplas formas de negócios, promovendo o desenvolvimento da vantagem competitiva sustentável. Além disso, as parcerias podem auxiliar no processo de aprendizado e troca de informações, experiências e tecnologia, beneficiando as partes envolvidas em diversos aspectos. Algumas das principais vantagens são5:

  • Transferência e desenvolvimento de tecnologia 
  • Acesso de mercado - auxiliando na expansão geográfica, por exemplo
  • Geração de economias de escala 
  • Influência na estrutura da indústria 

Portanto, investir em parcerias estratégicas nas farmácias em 2025 pode ser uma ótima forma de incentivar o aumento das vendas, gerar maior fidelização dos clientes e a ampliar o reconhecimento da marca. Ao se estabelecer essa relação entre as empresas, todos saem ganhando – a indústria, o varejo, as startups, as universidades, os profissionais de saúde, a economia e, claro, o cliente3,5.

Fontes:

1. GAM. Como parcerias estratégicas podem ajudar a aumentar vendas na sua farmácia. Disponível em: https://www.gam.com.br/blog/como-parcerias-estrategicas-podem-ajudar-a-aumentar-vendas-na-sua-farmacia/  2. Unifar. Quais parcerias posso fazer na minha drogaria? Disponível em: https://www.unifar.com.br/quais-parcerias-posso-fazer-na-minha-drogaria/ 3. Febrafar. Parcerias comerciais no varejo. Disponível em: https://febrafar.com.br/parcerias-comerciais-no-varejo-confira-o-artigo-de-karen-corridoni-no-guia-da-farmacia/ 4. Unifar. Como escolher os melhores parceiros para a sua farmácia. Disponível em: https://www.unifar.com.br/como-escolher-os-melhores-parceiros-para-sua-farmacia/  5. Ribeiro BB, Prieto VC. Alianças estratégicas no varejo farmacêutico: vantagens e desvantagens na percepção do gestor. Gest Prod [Internet]. 2013;20(3):667–80. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013000300012 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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