Publicado em: 12 de maio de 2023  e atualizado em: 12 de maio de 2023
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Grandes redes x pequenas farmácias: dicas para enfrentar a concorrência

Se estabelecer no mercado em um nicho altamente competitivo não é tarefa fácil. Mas algumas boas práticas podem ajudar a sua farmácia a se diferenciar, saiba como!

No último ano, mais de 6 mil farmácias abriram as portas no Brasil, que registrou 29 mil novas unidades em três anos, segundo o Sebrae. Mais de sete entre cada dez lojas abertas nos últimos três anos estão enquadradas como microempresas (ME) ou no regime de microempreendedor individual (MEI), ainda de acordo com o levantamento.1

Embora as gigantes do setor também tenham se multiplicado nesse período, as pequenas farmácias resistem, muito em razão do vínculo entre o farmacêutico e o cliente, que por vezes prefere o atendimento humanizado a um preço mais competitivo.2 Por isso, ter uma boa estratégia de posicionamento, sabendo identificar as vantagens competitivas e os diferenciais da sua farmácia, é fundamental para se destacar nesse mercado.

É possível pequenas farmácias se destacarem no mercado?

As pequenas farmácias enfrentam uma concorrência acirrada, isso é fato, especialmente porque grandes redes contam com mais recursos e poder de compra para oferecer melhores preços e serviços. Mas isso não quer dizer que redes menores ou mesmo farmácias independentes não possam conquistar seu espaço junto aos consumidores.2

É importante, no entanto, que os negócios menores busquem alternativas para se destacar no mercado, conquistar e fidelizar clientes. Uma pequena farmácia pode, por exemplo, se concentrar em atender necessidades específicas de seus compradores, oferecendo produtos e serviços que sejam relevantes para eles. Isso pode incluir a oferta de medicamentos para condições específicas, delivery, produtos de cuidados pessoais ou serviços de saúde adicionais.

Dicas para pequenas farmácias se diferenciarem 

São diversas as ferramentas e recursos que pequenas farmácias podem explorar de modo a impactar de forma positiva as personas do seu negócio, mantendo-se ativas e competitivas em relação à concorrência, inclusive frente às grandes redes. Algumas ações, muitas vezes simples - que vão desde a oferta de serviços diferenciados, passando pelo atendimento, ao investimento em marketing digital -, auxiliam os estabelecimentos a se manterem relevantes no mercado.  Entre elas, podemos destacar1,2,3:

1. Foco no atendimento humanizado

Um bom atendimento cria um vínculo de confiança entre os profissionais da farmácia e os clientes, gerando uma experiência única que pode ajudar a fidelizá-los. Além disso, permite compreender as necessidades individuais de cada paciente, oferecendo um suporte mais adequado. Assim, a humanização do atendimento é um diferencial importante para pequenas farmácias e pode ser a chave para o seu sucesso e crescimento.

2. Experiência personalizada

Invista em proporcionar uma experiência de compra personalizada. Ações de relacionamento, como enviar lembretes aos clientes sobre o uso ou término de medicamentos ou disponibilizar atendimento diferenciado para pessoas com necessidades especiais, podem fazer a diferença. Essas iniciativas mostram que a farmácia está atenta às necessidades dos clientes e se preocupa com seu bem-estar.

3. Investimento em marketing digital

Nos dias de hoje, ter uma presença digital forte é essencial para qualquer empresa, inclusive para pequenas farmácias. Uma estratégia de marketing digital bem executada pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Algumas das estratégias de marketing digital eficazes para farmácias incluem a criação de um site responsivo e intuitivo, a divulgação de informações úteis sobre saúde e bem-estar nas redes sociais e a oferta de serviços online, como a entrega e retirada de medicamentos.

4. Diferenciação pela variedade de produtos

Muitas vezes, pequenas farmácias não conseguem competir com grandes redes em termos de preços ou infraestrutura. No entanto, uma estratégia eficaz é investir na variedade. Além de medicamentos, é possível ampliar o mix de produtos para incluir suplementos, produtos naturais ou cosméticos, por exemplo. Ao ampliar o leque de opções, sua farmácia pode se tornar um destino preferencial para compras de diferentes categorias, atraindo clientes que buscam uma experiência completa.

Enfrentar a concorrência pode ser um desafio para pequenas farmácias, mas é possível se destacar no mercado ao adotar ações bem planejadas. Compreender o perfil dos seus clientes, focar na experiência do consumidor, investir em marketing digital e ampliar a variedade de produtos oferecidos são algumas das estratégias que podem ajudar (e muito!) sua farmácia a se diferenciar da concorrência e prosperar no setor.

Fontes: 1. Panorama Farmacêutico. Sebrae registra 29 mil novas farmácias no Brasil nos últimos 3 anos. Acesso em 12 de maio de 2023. 2. Tribuna Online. Pequenas farmácias resistem em meio ao avanço das grandes redes. Acesso em 15 de maio de 2023. 3. Globo. Farmácias: como pequenos negócios podem enfrentar a concorrência. Acesso em 15 de maio de 2023.

 

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Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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