Publicado em: 17 de abril de 2025  e atualizado em: 17 de abril de 2025
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Páscoa nas farmácias: estratégias para clientes intolerantes à lactose e outras ações 

Confira dicas para aproveitar a sazonalidade da Páscoa para promover ações no seu PDV.

 

A Páscoa representa uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. Segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento do setor deve continuar crescendo, mantendo a tendência positiva dos últimos anos. Trata-se da sexta data comemorativa mais relevante para o comércio nacional, movimentando bilhões em vendas.1

Para as farmácias, a data oferece oportunidades que vão muito além da comercialização de chocolates. Em 2023, 85% dos consumidores planejavam comprar chocolates na Páscoa2, mas uma parcela significativa da população enfrenta desafios para aproveitar plenamente a data: os intolerantes à lactose.

Aproximadamente 40% dos brasileiros apresentam hipolactasia do "tipo adulto", condição que se inicia após os 3 anos e tende a se intensificar com o avanço da idade3. Neste artigo, abordaremos tanto estratégias gerais para impulsionar vendas quanto soluções específicas para este público.

 

Entendendo a intolerância à lactose: conhecimento que faz a diferença no balcão

A lactose é o açúcar presente em quase todos os tipos de leite. Em condições normais, ao ingerirmos alimentos que contêm lactose, a enzima lactase quebra esta substância em dois açúcares menores (galactose e glicose), que são então absorvidos pelo intestino delgado e utilizados como fonte de energia pelas células.3

No caso das pessoas com deficiência parcial ou total da lactase, a lactose não digerida chega ao intestino grosso, onde as bactérias do cólon a metabolizam, produzindo gases responsáveis pelos sintomas característicos3. Os sinais mais comuns, que aparecem entre 30 minutos e 2 horas após o consumo de laticínios, incluem:

  • Inchaço abdominal;3
  • Cólicas intestinais;3
  • Flatulência;3
  • Diarreia;3
  • Náuseas;3
  • Vômitos;3
  • Em alguns casos, constipação intestinal.3

Posicionando a enzima lactase no PDV

A divulgação e conscientização a respeito das intolerâncias alimentares vêm provocando, nos últimos anos, mudanças nos hábitos de consumo.4 Nas farmácias, importantes pontos de orientação sobre saúde e bem-estar à população, algumas estratégias podem ser adotadas para, além de dialogar e fortalecer o relacionamento junto a essa parcela significativa de clientes, impulsionar a venda de produtos específicos. 

A farmácia pode, portanto, posicionar estrategicamente a enzima lactase nas gôndolas ou próximo ao caixa, dando um destaque maior para essa seção, de modo a deixá-la mais atrativa.5 

Outra ótima opção é criar kits especiais para a Páscoa, reunindo cestas com chocolates, bombons e snacks diversos, trazendo a enzima lactase como protagonista. Os kits podem abranger públicos variados, com opções econômicas até as mais elaboradas, aqui o que vale é investir na criatividade.5 

Pode ainda espalhar mensagens informativas ao longo de toda a jornada de compra do cliente, explorando os benefícios da lactase enquanto aliada na digestão de alimentos que contém leite e seus derivados, como é o caso do chocolate.6

 

Estratégias complementares para impulsionar vendas na Páscoa

Decoração e venda de chocolates

Investir na decoração temática da Páscoa pode ser o primeiro passo para chamar a atenção do cliente para as compras na data. As novidades na imagem da loja despertam maior interesse do consumidor.7

Mesmo que as vendas de chocolate não sejam um ponto forte em uma farmácia, uma dica durante a semana de Páscoa é providenciar uma bomboniere abastecida com doces e, de preferência, próxima ao caixa. O posicionamento estratégico desses itens é capaz de impactar diretamente a intenção do consumidor ao finalizar as compras e realizar o pagamento.8

Promoções e sorteios

A estratégia das promoções é uma ótima ferramenta para gerar engajamento do cliente. Podem ser disponibilizados, por exemplo, produtos com rótulos promocionais criativos com a temática da Páscoa.7

Para quem for viajar no feriado prolongado, a oferta de kits com itens de uso na praia (como protetor solar e hidratante pós-sol, por exemplo) com preços atrativos também pode gerar intenção de compra.7 

Podem ser realizados também os sorteios no formato convencional, ou seja, na compra de um determinado produto ou a partir de um determinado valor, o cliente concorre a um ovo de chocolate ou uma cesta de Páscoa, por exemplo. O produto escolhido para o sorteio deve ficar próximo ao caixa, sempre à vista do cliente.7,8

Ações nas redes sociais

É importante que essas estratégias também estejam integradas com as ações promovidas no ambiente digital, garantindo maior engajamento e fidelização do público durante o período de Páscoa.8

Perceba que, mesmo com ações simples, é possível posicionar a sua loja de forma estratégica para aproveitar a sazonalidade, por isso, não deixe essa oportunidade passar. Vale lembrar, ainda, que um bom atendimento é imprescindível para o sucesso das suas ações.

 

Referências:

1. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). varejo deverá faturar r$ 3,44 bilhões no mês da páscoa de 2024. Disponível em: https://portal-bucket.azureedge.net/wp-content/2024/03/Analise_CNC-Pascoa-2024.pdf. Acesso em: mar. 2025. 2. Opinion Box. Consumo de chocolate no Brasil: pesquisa revela dados exclusivos. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/consumo-de-chocolate/. Acesso em: mar. 2025. 3. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Intolerância à lactose. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/intolerancia-a-lactose/. Acesso em: mar. 2025.  4. Negócios SC. Como preparar o PDV e criar uma estratégia de comunicação para Páscoa. Disponível em: https://www.negociossc.com.br/blog/como-preparar-o-pdv-e-criar-uma-estrategia-de-comunicacao-para-pascoa/. Acesso em: mar. 2025. 5. My Pharma. Páscoa na farmácia: o caminho para o sucesso nas vendas. Disponível em: https://www.mypharma.com.br/blog/pascoa-na-farmacia-acoes-de-venda/. Acesso em: mar. 2025. 6. Eurofarma. Bula Perlatte. Disponível em:   https://eurofarma.com.br/produtos/bulas/patient/pt/bula-perlatte.pdf. Acesso em: mar. 2025. 7. Unifar: gestão de farmácias e drogarias. Aproveitando a Páscoa para vender mais. Disponível em: https://www.unifar.com.br/aproveitando-a-pascoa-para-vender-mais/. Acesso em: mar. 2025. 8. SysFar Blog. Páscoa na farmácia. Disponível em: https://blog.sysfar.com.br/2021/03/26/pascoa-na-farmacia/. Acesso em: mar. 2025.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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