Eurofarma, em parceria com Lotus e Adalvo, traz para o Brasil medicamento de alto desempenho no tratamento do mieloma múltiplo

Nuvyor (lenalidomida) é o primeiro similar anunciado no mercado brasileiro e marca o fortalecimento da farmacêutica na área de hematologia oncológica

Publicado em: 1 de fevereiro de 2023  e atualizado em: 1 de fevereiro de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

São Paulo, fevereiro de 2023 – A Eurofarma, farmacêutica que mais investe em inovação no Brasil, anuncia a chegada de um novo medicamento ao seu portfólio. O Nuvyor é o primeiro similar da molécula lenalidomida do mercado brasileiro e é utilizado no tratamento do mieloma múltiplo - doença que acomete os plasmócitos, células da medula óssea responsáveis pela produção de anticorpos que combatem infecções. O medicamento, desenvolvido e produzido pela Lotus Pharmaceutical Co, Ltd (“Lotus”), licenciado pela Adalvo e homologado em junho de 2022 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), chegou aos hospitais e clínicas em outubro de 2022, oferecendo mais acessibilidade para pacientes com a condição, além de ter preço previsto 15% menor do que o praticado pelo medicamento referência.

A chegada de Nuvyor (lenalidomida) também marca o fortalecimento da Eurofarma no mercado de hematologia oncológica, que até então já contava com os medicamentos Fiprima (primeiro biossimilar do Brasil), Doxorrubicina e Mesilato de Imatinibe. Para trazer o produto ao Brasil, a farmacêutica fez parceria com a Lotus – maior companhia de medicamentos genéricos orais oncológicos de Taiwan – e a Adalvo – uma das principais empresas de licenciamento, considerando a relevância da lenalidomida e sua previsão nos principais protocolos de tratamento da doença. A projeção da companhia com a chegada do novo produto é quase dobrar o faturamento atual da Unidade Oncologia. (1,5)

Epidemiologia

No Brasil existem poucas informações epidemiológicas sobre o mieloma múltiplo. O próprio Instituto Nacional do Câncer (INCA) não dispõe dos dados de incidência para este tipo de doença, mas estudos apontam que ela atinge um a cada cem mil brasileiros, em geral diagnosticados acima de 65 anos após uma ocorrência de fratura óssea, anemia profunda ou problemas renais, como insuficiência - efeitos secundários da doença e que podem dificultar o diagnóstico, podendo ser confundida com osteoporose ou até mesmo com os sinais típicos do envelhecimento. Em geral, o diagnóstico final leva de três a seis meses, de acordo com dados da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). O tratamento costuma se iniciar após o começo dos sintomas e os custos chegam a R$ 1,8 bilhão no País.

A chegada de Nuvyor (lenalidomida) ao mercado representa uma alternativa segura e de bom custo-benefício na administração do mieloma múltiplo. A parceria com a Lotus e a Adalvo amplia a acessibilidade ao produto, visto que não há cura conhecida para a doença. No entanto, com o tratamento correto e acompanhamento médico, os pacientes podem ter boa expectativa e qualidade de vida, além de menor índice de complicações em razão da doença.

Referências

1Dimopoulos M, Spencer A, Attal M et al. Lenalidomide plus dexamethasone for relapsed or refractory multiple myeloma. N Engl J Med 2007;357(21):2123-2132.

2Weber DM, Chen C, Niesvizky R et al. Lenalidomide plus dexamethasone for relapsed multiple myeloma in North America. N Engl J Med 2007;357(21):2133-2142.

3Dimopoulos MA, Chen C, Spencer A et al. Long-term follow-up on overall survival from the MM-009 and MM-010 phase III trials of lenalidomide plus dexamethasone in patients with relapsed or refractory multiple myeloma. Leukemia 2009;23(11):2147-2152.

4Weber DM, Knight R, Chen C. Prolonged Overall Survival with Lenalidomide Plus Dexamethasone Compared with Dexamethasone Alone in Patients with Relapsed or Refractory Multiple Myeloma. Blood (ASH Annual Meeting Abstracts) 2007; 110: 412.

5Pierre Fenaux, et al. A randomized phase 3 study of lenalidomide versus placebo in RBC transfusion-dependent patients with Low-/Intermediate-1-risk myelodysplastic syndromes with del5q. Blood, 6 October 2011, Volume 118, Number 14.

Sobre o Grupo Eurofarma

Há mais de 50 anos, o Grupo Eurofarma atua no setor de saúde, produzindo e comercializando produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com operação diversificada, atua em todos os principais segmentos, como Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar e Oncologia, além da exportação e terceirização de medicamentos. Somente no Brasil, oferece mais de 430 produtos, atende todas as especialidades médicas e cobre mais de 200 classes terapêuticas, que representam 80% do mercado total.

O Grupo Eurofarma está presente em 21 países, com 10 plantas produtivas na América Latina. Em 2021, gerou vendas líquidas de R$ 7 bilhões e emprega mais de 8,8 mil colaboradores. Concluiu em 2022 duas importantes aquisições: do Laboratório Canonne, responsável pela marca Valda, e da Medimetriks Pharmaceuticals, Inc., que concretizou seu ingresso no mercado norte-americano, além do acordo de licença para comercialização de cenobamate em toda a América Latina junto à SK Biopharmaceuticals.

Sobre a Lotus

Fundada em 1966, a Lotus (1795: TT) é uma empresa farmacêutica internacional com presença global, focada na comercialização de produtos farmacêuticos novos e genéricos, oferecendo aos pacientes medicamentos melhores, seguros e mais acessíveis. A empresa possui uma reconhecida plataforma de P&D e fabricação de melhor categoria na Ásia e estabeleceu parcerias em quase todos os mercados globais, incluindo EUA, Europa, Japão, China e Brasil. A Lotus administra mais de 100 projetos farmacêuticos estrategicamente selecionados em desenvolvimento e registros na Ásia e nos Estados Unidos, com mais de 250 produtos comerciais. A empresa investe no melhor portfólio diversificado que consiste em oncologia de alta barreira, genéricos complexos, bem como 505(b)2 e NCE por meio de investimento interno em P&D e licenciamento em parceria,[JT1] e também fortalece a competitividade de seu portfólio adicionando produtos biossimilares com apoio de parceiros estratégicos.

Sobre Adalvo

A Adalvo é uma empresa farmacêutica global e uma das empresas farmacêuticas B2B líderes na Europa, com parcerias comerciais em mais de 100 países e para mais de 110 parceiros comerciais globalmente. O objetivo da empresa é fazer a diferença para pacientes em todo o mundo, impulsionados por sua rede de colaboração inteligente e compromisso de fornecer produtos e serviços diferenciados da mais alta qualidade aos parceiros. Com sede em Malta, a empresa possui escritórios adicionais em mais de 16 países.

Eurofarma nas redes sociais
Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma
Instagram: @eurofarma | Youtube: @eurofarmalab

Informações para Imprensa Eurofarma