Valda lança parceria histórica com a série Stranger Things e mira aproximar-se do público jovem
Marca centenária da Eurofarma evoluiu dois dígitos após rebranding em 2025; collab inédita com a Netflix tem novos sabores cocriados com embalagens colecionáveis.
São Paulo, outubro de 2025 – A Valda, marca centenária do Grupo Eurofarma, anuncia sua maior collab até hoje em parceria com a Netflix e a série Stranger Things. O lançamento reforça a estratégia de unir tradição e cultura pop em um movimento que já resultou em crescimento expressivo no mercado de consumo. Nos últimos três meses, a marca avançou dois dígitos em demanda, segundo dados da IQVIA, desempenho impulsionado pelo retorno das clássicas latas de metal e pelo processo de rebranding iniciado após a aquisição pela Eurofarma em 2022.

O projeto foi desenhado para dialogar com uma geração que vive intensamente a cultura pop e ao mesmo tempo reconhece o valor da nostalgia. Stranger Things, ambientada nos anos 1980, conecta-se de maneira orgânica à memória afetiva dos consumidores, que há décadas associam Valda a momentos de cuidado vividos com pais e avós. O conceito da campanha “Com Valda, pode gritar à vontade. Entre um grito e outro Valda alivia sua garganta” une de forma irreverente o principal atributo da marca ao clima de terror da série, abrindo espaço para conversas genuínas com o público jovem.
A coleção inclui dez produtos exclusivos, cinco latas colecionáveis e cinco sachês da Valda Friends, desenhados em parceria com fãs da série e com a Netflix, em um processo de cocriação que envolveu desde os sabores até o design das embalagens. As latas chegam ao mercado acompanhadas de um TOKEN colecionável, com treze variações de personagens, estimulando a experiência de coleção e fortalecendo o vínculo emocional entre consumidor e marca. Somente a nova collab deve proporcionar um crescimento de dois dígitos à marca Valda.
Marca em constante expansão
Atualmente, Valda responde por 16% do mercado de pastilhas em farmácias e está presente em quatro categorias que juntas somam R$ 3,2 bilhões em consumo potencial. A marca continua se diferenciando pelo posicionamento premium, pela presença em 98% dos pontos de venda do Brasil e pela aposta em inovação. Entre os lançamentos recentes está Valda Jet, produto desenvolvido para vias aéreas superiores com cloreto de sódio e uma tecnologia que entrega uma sensação de refrescância inédita no mercado.
“O objetivo é dobrar o faturamento de Valda nos próximos anos. Porém, ainda mais do que isso, nosso grande objetivo que segue em 2025 está em construir relevância cultural. Valda sempre foi parte da memória dos brasileiros e agora amplia esse legado ao se posicionar como uma marca que conversa com diferentes gerações e que se conecta a temas de entretenimento, amizade e socialização”, afirma Donino Scherer diretor da Unidade Genéricos e OTC da Eurofarma.
A campanha com Stranger Things se soma ao histórico recente de colaborações bem-sucedidas, como Friends e Beetlejuice, e sinaliza os próximos passos da marca, que incluem novas extensões de linha, experiências em pontos de venda e ativações em grandes eventos culturais. A personagem Capivalda, que se transformou em ícone nas redes sociais, seguirá como ativo permanente do branding e deve ganhar ainda mais relevância nas próximas ações.
“Percebemos que não basta mais aparecer na vida do consumidor. É preciso vivenciar sua rotina, conversar com ele e estar presente nos espaços que realmente importam. Stranger Things traz justamente esse espírito de comunidade, nostalgia e emoção que queremos reforçar em Valda”, completa Scherer.
Com mais de um século de história, Valda reafirma sua vocação de inovação sem abrir mão do afeto construído ao longo das gerações. A expansão internacional está prevista a partir de 2026 e deve levar a marca a novos mercados, consolidando sua posição como referência global em produtos que unem cuidado, memória e cultura.
Sobre a Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange os principais segmentos farmacêuticos, como prescrição médica, genéricos, hospitalar, oncologia, MIP, cuidados pessoais, e saúde animal, além de prestar serviços de produção a terceiros. Com uma ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio compreende mais de 4 mil SKUs, atendendo praticamente todas as especialidades médicas. Líder em prescrição médica no Brasil, onde também detém a vice-liderança em genéricos, a Eurofarma está presente em 24 países, com 100% de cobertura na América Latina, e a liderança no varejo da região. Mantém operações também nos EUA e África, contando ao todo com mais 13,5 mil colaboradores e 11 fábricas, e contabilizou 600 milhões de unidades produzidas em 2024. No mesmo ano, a empresa investiu mais de R$ 800 milhões em projetos de inovação e alcançou receita líquida superior a R$ 11 bilhões.
Sobre a Valda
Criada na França em 1902, as pastilhas Valda chegaram ao Brasil em 1914, por meio de importadores independentes. Adquirida pelo Grupo Eurofarma em 2022, a marca centenária vem passando por um processo de modernização e consolidação estratégica, com o objetivo de se aproximar dos consumidores mais jovens e fortalecer sua presença no mercado. Com um portfólio de 30 produtos, a Valda é um ícone reconhecido no mercado brasileiro.
Informações para Imprensa
G&A Relações Públicas
e-mail: imprensaeurofarma@gaspar.com.br
Iza França - 11 97644-4496 (iza.franca@gaspar.com.br)
Guilherme Gaspar - 11 98285-6000




















