10 aplicativos para estudantes de medicina

Confira a nossa seleção

Publicado em: 5 de dezembro de 2022  e atualizado em: 5 de dezembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Facilitar os estudos, simulação de cirurgias, atualizações importantes da área e jogos preparatórios para residência, essas são algumas funcionalidades disponíveis em aplicativos para estudantes de medicina.

Os aplicativos disponíveis para estudantes de medicina podem ser ótimas ferramentas em meio à rotina exaustiva e repleta de conteúdos para absorver e praticar. Na área médica, boa parte das opções têm o objetivo de aprimorar a produtividade e o desempenho, além de otimizar o tempo. 
Entre as alternativas, há aplicativos que simulam desde procedimentos cirúrgicos aos que auxiliam nos estudos para a prova de residência, a melhor compreensão da anatomia, a atualização acerca de novidades da área, assim como fazer uma consulta prática e rápida em lista de medicamentos ou de classificação de doenças. 

Confira a seleção que fizemos, com aplicativos diversos e com diferentes funcionalidades, para que você possa conhecer melhor e baixar. 

1)    Medscape¹

Se você é antenado(a) em temas tecnológicos para sua área, já deve ter, pelo menos, ouvido falar do Medscape. 
O Medscape é um aplicativo gratuito e disponibiliza notícias médicas; oferece informações sobre prescrição e segurança de mais de 8 mil drogas; novidades da área com comentários de especialistas; aprovações da Food and Drug Administration – FDA (agência de saúde americana); ensaios clínicos; rede de médicos e estudantes de medicina, em que você pode acompanhar novos casos e as discussões atuais da classe; exames e diagnósticos para cada doença e há, ainda, uma categoria chamada Drug interaction Checker, em que você informa as drogas e o app te mostra se há interações entre elas e como monitorar, além de outras funcionalidades. 

Baixe aqui 

2)    Touch Surgery²

Se você gostaria de praticar cirurgias com um simulador, essa é a oportunidade. O app Touch Surgery tem uma ótima qualidade gráfica e permite simular inúmeros procedimentos cirúrgicos, como apendicectomia, colectomia, implante de próteses mamárias, entre outros. 
É um excelente recurso para estudantes de medicina e residentes de cirurgia, que ensina cada etapa do procedimento e possibilita um bom treinamento. O aplicativo é gratuito e está disponível em português. 

Baixe aqui

3)    ProDoctor Medicamentos³

Esse aplicativo reúne medicamentos aprovados pela Anvisa de forma prática e fácil. Você pode ter acesso a bulas elaboradas para a classe médica, informações técnicas, lista de genéricos e similares, entre outros dados. E você pode indicá-lo também às pessoas que conhece que são pacientes, mas esse público só tem acesso às informações básicas próprias da bula original. 

Baixe aqui

4)    CliniCalc4

Este aplicativo está na categoria das calculadoras médicas, e oferece recursos como cálculo de déficit hídrico, taxa de filtração glomerular, variação no sódio sérico, cálculo de área corporal, manejo de infusão, escala de coma de Glasgow, entre outras funcionalidades. 

Baixar em Android

Baixar em iOs

5)    Epocrates5

Referência em farmacologia, o Epocrates tem o objetivo de auxiliar a prescrição médica segura, ao oferecer um verificador de interação medicamentosa, com cálculos de dosagem, equações médicas e outros recursos importantes, como cálculo do IMC, LDL, anion gap, osmolaridade sérica etc. Além de informações sobre tratamento de doenças infecciosas, medicamentos alternativos e outros dados relevantes. Este app disponibiliza apenas parte dos recursos e informações de forma gratuitas, o acesso total é pago. 

Baixe aqui

6)    MedWay6

Está estudando para a residência médica? O MedWay foi desenvolvido para quem precisa se preparar para os exames. Mesmo na versão gratuita, é possível ter acesso a muitos materiais, como 3 mil questões com diversos filtros por temas, especialidades, instituições, entre outros. Há, ainda, comentários de especialistas e provas e simulados exclusivos, com o direcionamento que você deseja. 

Baixe aqui

7)    Teach Me Anatomy7 e Anatomania8

Uma das disciplinas que mais exige atenção nos primeiros semestres do curso de Medicina é a Anatomia. Por isso, trouxemos duas dicas de aplicativos para essa categoria. 
O primeiro é o Teach Me Anatomy, que além de fornecer um atlas de anatomia, tem informações completas sobre os órgãos, músculos etc.

Baixe aqui 

E o segundo é o Anatomania, um app desenvolvido por estudantes brasileiros de medicina, que consiste em um jogo de perguntas e respostas com diversas funcionalidades. O jogador pode escolher entre anatomia do coração, do cérebro, do esqueleto, e demais partes do corpo humano, e selecionar também o nível de dificuldade do jogo. O app está disponível apenas para Android, a versão para iOs está em fase de desenvolvimento. 

Baixe aqui

8)    MedSUS9

O MedSUS é um aplicativo bem simples, trata-se de uma lista com os medicamentos disponíveis pelo SUS, com informações de indicações, contraindicações, precauções, uso e interações medicamentosas. É gratuito e importante, principalmente para quem atua ou pretende atuar na rede pública de saúde. 

Baixe aqui

9)    ProDoctor CID10

Contém toda a classificação internacional de doenças (CID), facilitando a pesquisa pelo código correto e específico do diagnóstico do paciente. Os códigos CID-10 são atualizados e disponibilizados pelo DataSUS. Além do nome e do código, é possível pesquisar pela descrição da doença. Para facilitar o uso, você pode favoritar aquelas que mais acessa e fazer anotações adicionais que desejar em cada doença. 

Baixe aqui

NOTA: A CID-11, elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) está em vigor desde o início de 2022, mas ainda não se aplica ao Brasil.11 O Ministério da Saúde, em parceria com a Câmera Técnica Assessora para Gestão da Família de Classificações Internacionais e com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), está coordenando o processo de tradução da CID-11 para a língua portuguesa.12 Clique aqui para acessar a página da CID no site da OMS.13

10)    Figure 114

Basicamente, trata-se de uma rede social para médicos, no qual profissionais de medicina publicam imagens de exames e patologias para discutir sobre os casos e trocar experiências com outros especialistas. Claro, sempre preservando a privacidade do paciente. 
Os casos vão desde os mais comuns aos mais raros e a colaboração entre profissionais é feita em tempo real. As publicações são divididas por especialidades ou partes do corpo. Apenas profissionais podem postar e comentar. Mas, o acesso é para todos, então é uma boa oportunidade para estudantes aprenderem! 

Baixe aqui

Fontes: 
01. Medscape app. Disponível em: https://www.medscape.com/public/medscapeapp 02. Touch Surgery™ Enterprise. Disponível em: https://www.touchsurgery.com/ 03. ProDoctor Medicamentos. Disponível em: https://prodoctor.net/medicamentos 04. CliniCalc. Disponível em: https://clincalc.com/ 05. Epocrates. Disponível em: https://www.epocrates.com/ 06. Medway. Disponível em: https://www.medway.com.br/aplicativo/ 07. Teach Me Anatomy. Disponível em: https://teachmeanatomy.info/  08. Estudantes de Medicina criam aplicativo para auxiliar no aprendizado da disciplina Anatomia. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/estudantes-de-medicina-criam-aplicativo-para-auxiliar-no-aprendizado-da-disciplina-de-anatomia 09. Ministério da Saúde. MedSUS. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/apps/medsus 10. ProDoctor CID. Disponível em: https://prodoctor.net/cid10 11. ProDoctor. CID-11 entra em vigor, mas ainda não se aplica ao Brasil. Disponível em: https://prodoctor.net/imprensa/cid-11-entrou-em-vigor-mas-ainda-nao-se-aplica-ao-brasil/ 12. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde coordena tradução do novo Código Internacional de Doenças para a língua portuguesa. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/ministerio-da-saude-coordena-traducao-do-novo-codigo-internacional-de-doencas-para-a-lingua-portuguesa 13. OMS. ICD-11. Disponível em: https://icd.who.int/en 14. Figure 1. Disponível em: https://www.figure1.com/ 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?