15/10 Dia Mundial de Lavar as Mãos 

Lavar as mãos corretamente ajuda a proteger você e evita a disseminação de vírus e bactérias, prevenindo infecções 

Publicado em: 14 de outubro de 2021  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O dia 15 de outubro foi intitulado como o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os benefícios de lavar as mãos com água e sabão corretamente ou, quando não tiver acesso a eles, utilizar álcool em gel 70%.  Esta é uma das ações mais eficazes para combater infecções e a transmissão de vírus e bactérias¹.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair conjuntivite, diarreia, dor de garganta, gripe, infecção estomacal, entre outras. Também é considerada a forma mais eficaz de prevenir a transmissão de microrganismos².  

Não há necessidade de lavar as mãos o tempo todo, pois pode acabar eliminando também as bactérias que têm o papel de proteger as mãos de outros microrganismos, mas a recomendação é que se lave as mãos sempre após espirrar e usar o banheiro, antes e depois de comer, cumprimentar outras pessoas, limpar o nariz, manusear dinheiro ou lixo, tossir, tocar animais de estimação, trocar fraldas dos bebês, tossir ou sempre que estiverem sujas²,³. 

Também é importante higienizar as mãos depois de tocar em superfícies fora da sua residência, ao visitar espaços públicos, como mercados e locais de cultos religiosos e, principalmente, durante e após o uso do transporte público³.

 Higienize as mãos corretamente 

Lavar as mãos sempre que possível impede a propagação de vírus. Mas existe uma forma correta e eficaz, conforme o processo resumido explicado abaixo¹,4:  

Molhe as mãos e os punhos com água corrente, sem tocar na pia;

Passe sabão em toda a mão e nos punhos já molhados;

Esfregue as mãos, as costas das mãos, entre os dedos, unhas e punhos¹. Durante a lavagem, as bactérias são removidas por ação mecânica, por isso é importante esfregá-las²;

Enxágue abundantemente com água corrente, evitando novamente tocar na pia. Utilize o cotovelo para abrir a torneira. Seque as mãos, preferencialmente com uma toalhinha limpa e de uso individual ou com uma toalha descartável. 

Este processo deve durar, pelo menos, de 20 a 30 segundos¹. Caso não seja possível lavar as mãos com água e sabão, use álcool gel 70%, distribuindo o produto em todas as regiões, como explicado acima. Não é necessário secar as mãos e os punhos¹.  
 
Neste artigo, ensinamos em imagens como lavar as mãos corretamente. 
 
Informações extras5 
 
Lavar as mãos com água e sabão é a forma mais barata e eficaz para evitar a disseminação de doenças infecciosas. No entanto, 3 bilhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial, não possui pia com água e sabão em sua residência.  
 
Outros dados relevantes sobre o assunto: 

  • No mundo todo, apenas três em cada cinco pessoas têm onde lavar suas mãos;
  • Nos países menos desenvolvidos, cerca de três quartos das pessoas não têm local adequado para higienizar as mãos;
  • 47% das escolas não possuem lavatório com água e sabão. Isso afeta 900 milhões de crianças em idade escolar; 
Assista o vídeo abaixo e veja como lavar as mãos corretamente
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?