21/09 – Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Incluir todas as pessoas é o que nos torna mais humanos
A luta em favor de pessoas com deficiência, PCDs, começou no final da década de 70. Mas somente em 1982 chegou a ser oficializada uma data em comemoração. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser o início da primavera e também o dia da árvore, por representar o nascimento e renovação deste movimento mais do que necessário. Uma luta constante regida pela Lei no 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão na sociedade. A data ganhou ainda mais notoriedade em 2009, quando o Brasil se tornou signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU. E a legislação nacional criou mais 10 leis que garantem direitos aos PCDs.
De acordo com artigo 2º da Le 11.133, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode dificultar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Na Eurofarma, buscamos pluralidade de perfis, gêneros, raças, orientações e identidades. Afinal, acreditamos que as contribuições e percepções de cada pessoa nos ajudam a encontrar, juntos, soluções novas e sustentáveis em todos os âmbitos da saúde.
Por isso, todas as pessoas são bem-vindas!
Só cadeirantes? Não!
O conceito de PCD envolve todo tipo de deficiência que pode acometer as funções auditivas, orais, físicas, visuais, mentais ou intelectuais.
Dessa maneira, a deficiência não pode ser confundida com incapacidade. Ela acontece porque existem as barreiras sociais que impedem a inclusão de todas as pessoas de forma plena e efetiva. Em outras palavras, a deficiência está na sociedade.
Alguns números impressionantes
Segundo o Censo do IBGE, hoje são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência vivendo no país, o que corresponde a 23% da população. A Lei de Cotas que abre oportunidades para o mercado de trabalho completou 31 anos em julho de 2022.
Convivência inclusiva
Às vezes, uma tentativa de ajuda inadequada pode até atrapalhar. Outras vezes, o auxílio é essencial. Pergunte e saberá como agir. Não se ofenda se a ajuda for recusada.
Todas as pessoas têm várias características que as tornam únicas. Este conceito compreende desde aspectos de personalidade – como caráter, humor, jeito de lidar com a vida – até características físicas – como cor de pele e dos cabelos, altura, deficiência visível ou não.
Ter algum tipo de deficiência é apenas uma dessas características. Por isso, organizamos algumas dicas de relacionamento que podem auxiliar sua convivência e relacionamento com essas pessoas:
• Não estigmatize a pessoa pela sua deficiência.
• Busque agir com naturalidade e bom senso.
• Procure não discriminar, subestimar ou superestimar.
• Não a trate como se fosse uma criança nem como se ela estivesse doente.
• Perceba as diferentes necessidades e considere a deficiência.
O que mais é preciso
As políticas de inclusão garantem que tenhamos um mundo mais acessível para todos os seres humanos. É preciso aprimorar cada vez mais as formas de comunicação, as empresas e o mercado de trabalho, a mobilidade urbana, arquitetura e, acima de tudo a conscientização da sociedade. Na Eurofarma, buscamos pluralidade de perfis, gêneros, raças, orientações e identidades. Afinal, acreditamos que contribuições e percepções de pessoas distintas nos ajudam a encontrar, juntos, soluções novas e sustentáveis em saúde.
PCDs inspiradores
Muitos PCDs transformaram os obstáculos em inspiração genuína para todos. Seguir seus exemplos pode mudar a maneira que você encara sua vida também. Selecionamos alguns perfis no Instagram para você: