A importância de manter o corpo hidratado 

Beber água nos níveis recomendados ajuda a ter um corpo saudável, além de evitar algumas doenças

Publicado em: 13 de junho de 2022  e atualizado em: 21 de junho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Manter a hidratação do corpo é fundamental para que ele seja saudável, uma vez que a água faz parte da nossa composição corpórea. Quando criança, 75% do corpo é formado por água, enquanto na vida adulta, apenas 50% dele. Por isso, a ingestão recomendada de água é fundamental para manter o equilíbrio do organismo¹. 

A hidratação também ajuda a evitar algumas doenças, além das relacionadas ao sistema circulatório, como alterações nos níveis de ureia e ácido úrico no sangue, que podem provocar problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações¹. 

Entretanto, engana-se quem segue a máxima de 2 litros de água por dia é o suficiente. Essa quantidade de água é o mínimo que cada pessoa deve beber, recomendada para quem leva uma vida mais sedentária. A quantidade exata depende de fatores como idade, peso, clima, se realiza ou não alguma atividade física – neste caso, a ingestão de água recomendada é de 4 a 5 litros durante o dia, por conta da quantidade que se perde durante os exercícios¹. 

Dicas para não esquecer de tomar água¹ ² 

A maioria das pessoas relatam dificuldades em manter-se hidratadas. Dessa forma, seguem algumas dicas que podem ajudar a aumentar o consumo de água. Cabe ressaltar que não só a água ajuda a manter o corpo hidratado. Alguns alimentos também colaboram com a essa hidratação. Veja algumas dicas: 

  • A forma mais simples e infalível é: Leve sempre uma garrafa de água com você!
  • Crie alarmes para lembrar de beber água.
  • Não dilua a água em sucos ou outras bebidas doces.
  • Água pura ou aromatizada (com rodelas de limão ou folhas de hortelã, por exemplo) são as melhores opções.
  • Chás ou café podem ser incluídos no seu dia a dia, porém, evite adoçá-los com muito açúcar e, principalmente com relação ao café, evite o excesso.
  • Alimentos in natura também são fontes de água, a exemplo do leite e das frutas, que contém de 80% a 90% de água em sua composição, bem como as verduras e legumes cozidos ou em saladas. Macarrão, batata ou a mandioca, após cozidos, possuem cerca de 70% de água. O prato queridinho dos brasileiros, o tradicional feijão com arroz, tem dois terços de água.
  • Evite alimentos ultraprocessados que são pobres em água e isso inclui também algumas bebidas que, apesar de líquidas, contém alto teor de açúcar ou adoçantes artificiais. 

Consumiu bebida alcoólica? Se hidrate ainda mais. ³ 

O álcool pode provocar a desidratação pois ele mexe com o metabolismo do organismo da pessoa. Ele age bloqueando a produção de vasopressina, que é um hormônio antidiurético, responsável por manter a água no organismo. Como a pessoa urina mais, ela acaba ficando desidratada, o que provoca a embriaguez e a ressaca do dia seguinte. 

Para minimizar os efeitos, é recomendado beber água junto com a bebida alcoólica. A cada copo de cerveja, por exemplo, recomenda-se beber a mesma quantidade de água. E, não só ao acordar, mas também nas horas seguintes, recomenda-se ingerir bastante água. Essa pequena mudança de hábito irá ajudar a equilibrar o estrago do álcool e ajuda a evitar a desidratação. 

 

Fontes:

1- #VidaSaudável: Beber mais água é uma ótima meta para ser cumprida em 2017. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Último acesso em 16 de fevereiro de 2022. 
2- Não consegue beber água suficiente? Confira 5 dicas para aumentar a sua hidratação. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 16 de fevereiro de 2022. 
3- Exagerou na bebida alcóolica? Não deixe de beber muita água. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 21 de fevereiro de 2022. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?