A queda de cabelos e o ciclo natural de crescimento 

O cabelo tem seu ciclo de crescimento, conheça esse processo e como fortalecer os fios para prevenir a queda 

Publicado em: 16 de maio de 2022  e atualizado em: 21 de junho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A queda de cabelos, femininos ou masculinos, não é necessariamente um sinal de desespero. Existem ciclos naturais, você sabia? E em certo período eles vão cair mesmo, e isso é saudável. O folículo piloso é uma estrutura anatômica que produz e faz crescer um fio de cabelo1. Cabelo é composto de proteínas chamadas queratina1. O cabelo humano cresce num padrão cíclico contínuo de crescimento e descanso conhecido como ciclo de crescimento1. As fases são as seguintes: 

  1. Fase de crescimento (Anágena) – dura de dois a sete anos. O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período.
  2. Fase de repouso (Catágena) – pode durar até três semanas. Nesta fase o cabelo pára de crescer e menos de 1% dos fios estão nesta fase.
  3. Fase de queda (Telógena) – esse é a fase em que os fios caem do folículo. É normal a queda de 50 a 100 fios por dia. A raiz descansa durante dois a quatro meses até que um novo fio comece a fase de crescimento. 

A perda normal do cabelo, não ligada à calvície, acontece quando começa o próximo ciclo de crescimento (fase anágena) e um novo fio de cabelo começa a emergir, expulsando o fio que estava em repouso no folículo1. Em média 50-100 cabelos telógenos caem a cada dia. Esta é a perda de cabelo normal e explica os fios que acumulam cotidianamente no ralo do chuveiro e na escova de cabelo1. Estes cabelos serão substituídos por novos fios. Não mais do que 10 por cento dos folículos estão na fase de repouso (telógena) a qualquer momento1. 

Já ouviu falar de alopecia?² ³ 

A queda acentuada de cabelo pode ser considerada uma doença dependendo do volume em que eles caem. Conhecida como alopecia, ela pode atingir tanto todo o couro cabeludo, como partes dele. Os pelos do corpo também podem ser afetados. 
 
As duas principais causas desta queda considerada permanente do cabelo podem ser de origem hereditária ou por conta dos hormônios masculinos, que enfraquecem os bulbos capilares (folículos), acelerando a queda. Outros motivos menos frequentes são as bactérias, oleosidade, uso exagerado de produtos químicos, carência de vitamina, estresse, traumas na região capilar, e até mesmo, distúrbios da tireoide.  
 
Aqui a perda de cabelos ou de pelos ocorre em áreas circulares (arredondadas ou ovais) do couro cabeludo ou em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas e barba, por exemplo). De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela não é contagiosa. Sua evolução é, muitas vezes, incerta e a resposta ao tratamento depende de cada caso. 

Tratamento 

A alopecia, quanto antes identificada, tem melhor resposta ao tratamento. Apesar de em muitos casos não ter cura, o tratamento depende do grau de avanço da queda capilar e pode ser realizado com medicamentos que podem ser de uso local, oral, laser ou transplante capilar. 
 
Para tornar o seu cabelo ainda mais forte, converse com um dermatologista. Ele poderá indicar a melhor maneira para nutrir os fios mais finos e estimular o crescimento dos adormecidos. Com diagnóstico precoce e tratamento correto, a queda excessiva de cabelos ficará no passado. 

 

Fontes: 
1. O ciclo do crescimento do cabelo. Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar. Último acesso em 29 de junho de 2021. 
2.   Alopecia (ou calvície) é o tema da nova Dica em Saúde publicada pela BVSMS. Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde. Último acesso em 06 de maio de 2022. 
3.  Alopecia: uma doença que afeta homens e mulheres. Ministério da Defesa. Saúde Naval. Último acesso em 06 de maio de 2022. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?