Apneia do sono: o que é?  

Conheça mais sobre a condição que acomete o sono de pacientes 

Publicado em: 21 de janeiro de 2025  e atualizado em: 21 de janeiro de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A apneia do sono é um distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja irregular, causando pausas da respiração por um tempo, que pode levar de segundos a minutos.
Por isso, a apneia compromete a qualidade do sono, fazendo com que o paciente acorde com a sensação de não ter descansado o suficiente. O distúrbio também causa roncos. ¹
Essa doença é crônica e a longo prazo e pode levar a complicações cardiovasculares como arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, além de hipertensão, diabetes e problemas de memória e de concentração. ¹ 
 
A apneia do sono² é um problema de saúde pública, com dados alarmantes. Em estudo realizado na cidade de São Paulo, 32,8% da população geral tinha apneia do sono.  Em populações de risco como os obesos, por exemplo, a prevalência de apneia do sono pode ser ainda maior.  
 
Causas¹ 
A principal causa da apneia do sono é a obstrução das vias aéreas. Outros fatores de risco que aumentam as chances de apneia são: obesidade, tabagismo, alcoolismo, idade, congestão nasal e medicamentos, como calmantes e relaxantes para dormir.

Sintomas³ 
Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência durante o dia. Outros sintomas da apneia são: acordar com sensação de sufocamento, com dor no peito, confusão ou dor de cabeça. Sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã, alterações na personalidade, dificuldade de concentração, impotência sexual e irritabilidade também podem ser sintomas associados à apneia do sono. 
 
Como tratar² 
O objetivo do tratamento da apneia do sono é abrir a garganta e assim prevenir a queda da oxigenação do sangue, o aumento da pressão arterial e o aumento da descarga de adrenalina, além de promover melhora na sonolência e qualidade de vida.  
 
O tratamento da apneia do sono é baseado em fatores como: o resultado do exame da polissonografia, grau de queda da oxigenação do sangue e presença de outras doenças associadas, especialmente as doenças do coração. Para a apneia, é recomendado o uso de gerador de pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) durante o período do sono. O CPAP fornece bombeamento de ar, evitando o fechamento da garganta.  
 


Referências:  
 1.Rede D’or- https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/apneia-do-sono - acesso em 17 de outubro de 2024 
 2.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia: https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/apneia-do-sono/ - acesso em 17 de outubro de 2024 
3.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:  https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono/  - acesso em 17 de outubro de 2024 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?