Artrose e osteoporose
Conheça a diferença entre elas.
Artrose

Também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, é a forma mais comum de artrite (termo para as doenças que afetam às articulações). Trata-se do desgaste da cartilagem entre os ossos e, por conta disso, o atrito entre eles provoca dor. Com o tempo, essa fricção pode alterar a forma da articulação, forçando os ossos a saírem de sua posição normal. Atinge geralmente as mãos, coluna, quadril e joelhos¹.

Ocorre com mais frequência em mulheres acima dos 40 anos, especialmente nas mãos e nos joelhos. Nos homens, são mais comuns na articulação coxofemoral (localizada na região do fêmur com a bacia). Exercícios físicos podem tanto ser uma forma de prevenção, quanto ser a causa da artrose. É preciso uma avaliação médica para orientar a atividade como forma de tratamento, porém, eles podem ser importantes para melhorar o desempenho funcional das juntas, na estabilidade articular e no fortalecimento muscular. Sem contar os benefícios psicológicos que a atividade física proporciona ao paciente. Outra recomendação para quem sofre com a artrose, principalmente nos membros inferiores (joelho, por exemplo) é manter uma dieta equilibrada para evitar o sobrepeso e a obesidade, uma vez que seu excesso pode fazer com que as juntas não suportem o peso corporal².

 

Osteoporose

Já a osteoporose causa o enfraquecimento dos ossos, por conta da baixa densidade de minérios no local e por conta da deterioração do tecido ósseo, provocando fraturas, em especial no punho, quadril e na coluna. Não costuma causar dor, exceto em casos de ruptura. Estima-se que 200 milhões de pessoas no mundo tenham essa doença¹,³.

Apesar de ser uma doença que acomete ambos os sexos, mulheres acima dos 50 anos são mais propensas a desenvolvê-la. Estima-se que uma em cada três mulheres (para um em cada cinco homens), sofrerão alguma fratura ao longo da vida por conta da osteoporose. As mudanças hormonais pelas quais as mulheres passam durante a menopausa, com o fim da produção do estrogênio nos ovários, são fatores de risco, uma vez que o estrogênio é um hormônio que protege os ossos³.

É possível prevenir com algumas recomendações³:

  • Fazer exercício regularmente

  • Manter o peso, com uma dieta rica em nutrientes

  • Consumir alimentos com vitamina D, proteína e cálcio

  • Evitar o tabaco e o excesso de bebidas alcoólicas


 

 

 
Fontes:

1- Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose? – BVS Atenção Primária em Saúde. Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/quais-as-diferencas-entre-artrite-osteoporose-e-artrose/. Último acesso em 27 de outubro de 2020.

2- Osteoartrite (Artrose) – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/. Último acesso em 27 de outubro de 2020.

3- A cada 3 segundos ocorrem uma fratura associada à osteoporose – Febrasgo. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1150-a-cada-3-segundos-ocorrem-uma-fratura-associada-a-osteoporose. Último acesso em 27 de outubro de 2020.