Benefícios do leite nas fases da vida
Conheça os benefícios do leite e seus derivados e porque ele é importante em todas as fases da vida
O leite e seus derivados é um alimento bastante presente na vida dos brasileiros. E por fornecer proteínas e minerais, essenciais para o crescimento e manutenção da vida, é benéfico para a saúde em todas as fases da vida de uma pessoa: infância, adolescência, adulta e idosa.
O brasileiro consome, anualmente, cerca de 169 litros por pessoa, embora seja um valor abaixo do indicado pela Nações Unidas, que varia de 200 a 2020 litros por ano. O Brasil é o quarto maior produtor do mundo, com 34 bilhões de litros, mas ocupa apenas a posição 65º no consumo mundial de produtos lácteos¹.
Valor nutricional do leite²
O leite de vaca possui cerca de 4% a 5% de carboidratos, 3% de proteínas, 3% a 4% de lipídios (maior parte, saturados), 0,8% de minerais e 0,1% de vitaminas, entre outros componentes.
A lactose é o principal carboidrato presente no leite, que contribui para o aumento da absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo, importantes para o metabolismo ósseo. Este alimento também é fonte considerável de proteína, e possui todos os aminoácidos essenciais para suprir o corpo humano. Já os lipídios têm a função de levar vitaminas lipossolúveis. A classificação do produto em integral, semidesnatado ou desnatado vêm do percentual total de lipídios. O leite de vaca possui naturalmente pequenas quantidades de gorduras trans.
No que se refere aos minerais estão presentes o cálcio, fósforo, magnésio, zinco e selênio. Em vitaminas sua composição contém as vitaminas A (D e E em menores quantidades) e as do complexo B.
Benefícios do leite em todas as fases de vida de uma pessoa
Aleitamento materno: A amamentação com o leite materno é recomendada até o segundo ano de vida do bebê e como alimentação exclusiva até o sexto mês. No leite humano estão presentes todos os componentes nutricionais que o recém-nascido precisa para seu desenvolvimento e fortalecimento de seu sistema imunológico, além de reduzir a mortalidade neonatal. No sétimo mês, é recomendado a alimentação complementar, porém, o leite materno deve continuar sendo dado até os dois anos de vida da criança ou mais³.
Infância: Por estarem na fase de crescimento e formação óssea e dentária, o leite é recomendado por fornecer os nutrientes fundamentais para isso, como o cálcio e as vitaminas, por exemplo⁴.
Adolescência: O leite traz alguns dos nutrientes necessários para ajudar no desenvolvimento neurológico, físico e hormonal nesta fase, como as proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio⁴.
Adulto: O consumo do leite está associado a suprir as necessidades de cálcio do organismo, evitando as perdas de massa óssea que ocorrem normalmente durante a vida. Especialmente para as mulheres na menopausa, por conta das alterações fisiológicas e hormonais do período, elas tendem a ter mais perda de massa óssea, pela da falta de cálcio. O consumo de leite e seus derivados também ajuda a prevenir doenças como a osteoporose⁴.
Idoso: O envelhecimento provoca uma série de alterações fisiológicas e consequente aumento das necessidades de nutrientes no organismo, principalmente o ácido fólico, cálcio, vitamina B6, vitamina B12 e zinco. O leite colabora com a reposição desses nutrientes⁴.
Grávidas e lactantes⁴
Neste período a mulher passa por algumas alterações no metabolismo do cálcio e o organismo tem a necessidade do aumento das vitaminas do complexo B, presentes no leite.
Fontes: 1. Dia Mundial do Leite: os desafios da cadeia - Agrolink. Último acesso em 11 de junho de 2021. 2. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro - Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). Último acesso em 11 de junho de 2021. 3. Aleitamento materno – Unicef. Último acesso em 11 de junho de 2021. 4. Conhecer o leite - Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Último acesso em 11 de junho de 2021.