Conheça os benefícios do soro caseiro
A diarreia, mais do que um desconforto, pode, em casos de crianças e idosos, ter uma consequência grave: a desidratação
O desarranjo do intestino não deve ser considerado como algo bobo, que basta ficar perto do banheiro, levar no bom humor e tudo bem. Vírus, bactérias ou parasitas podem ter contaminado o organismo e criado um quadro de diarreia – o primeiro passo é identificar se a situação é séria ou não, se há desidratação. Crianças e idosos podem desidratar muito depressa (1) e são os mais vulneráveis e habituais usuários do soro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo (4). Por isso, saber fazer o soro caseiro é pode auxiliar nesses casos .
Vamos à fórmula:
- 1 litro de água filtrada ou fervida – mas lembre-se de deixa-la esfriar!
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
Geralmente a diarreia é causada por falta de cuidados com higiene, principalmente em ambientes de pouca condição sanitária – o soro caseiro vem diminuindo drasticamente a mortalidade infantil há muitos anos em países em desenvolvimento. Mas não conte só com isso, pois basta um alimento infectado ou mal preparado em uma refeição fora de casa, por exemplo, que a diarreia pode vir (4).
A solução, como vista acima, nada mais é que uma mistura de água, sal e açúcar e é um paliativo se o caso parecer grave – algo para não agravar a situação até que se procure ajuda médica. Em uma intoxicação alimentar comum, basta ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia para normalizar a hidratação do corpo em meio à diarreia. E faça isso logo nos primeiros momentos da enfermidade. No caso das crianças, o soro caseiro repõe a água e os sais perdidos na diarreia ou vômitos, impedindo o óbito em casos graves – ele é considerado uma das mais eficazes intervenções primárias de saúde (3). O soro, vale lembrar, não vai parar o vômito ou a diarreia, vai apenas repor líquido perdidos.
E qual a proporção a ser dada ao doente, seja criança ou idoso? (3)
- Até 1 ano, 10ml/kg do peso corporal do bebê a cada perda de líquido por meio da diarreia ou vômito. Nessa idade, provavelmente uma seringa será o melhor método para a medicação emergencial
- De 1 a 10 anos, a mesma medida acima, 10ml/kg do peso corporal, mas, na somatória do dia, pare nos 200ml.
- 10 anos ou mais, tomar o soro a cada evacuação, sem limite de vezes
Existe algum efeito colateral em tomar soro caseiro? Não. Lembre-se: o soro não dura para sempre, mesmo na geladeira. Depois de 24 horas, faça outro. E depois de um dia de diarreia, procure um médico.
Referências: 1. Desidratação : melhor prevenir do que remediar. Último acesso em 22 de outubro de 2022. 2. Dia do Soro Caseiro. National Health Portal. Último acesso em 9 de outubro de 2022. 3. Soro Caseiro – Como fazer e Quando Usar. VivaBem. Último acesso em 9 de outubro de 2022. 4. Diarrhoeal disease. World Health Organization, 2017. Último acesso em 17 de outubro de 2022.