Câncer Cerebral: tipos, sintomas e tratamentos 

Veja tudo que você precisa saber sobre o tumor cerebral 

Publicado em: 9 de abril de 2025  e atualizado em: 9 de abril de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O câncer cerebral ocorre quando células no cérebro começam a crescer de maneira descontrolada, formando tumores. Esses tumores podem ser primários, quando se originam do próprio cérebro, ou secundários, quando são causados pela disseminação de células cancerígenas de outros órgãos, em um processo chamado metástase. 
Esses tumores podem se desenvolver no cérebro ou nas meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Embora possam ser benignos, na maioria das vezes são malignos. Quando o tumor cresce, ele pode prejudicar o tecido saudável e aumentar a pressão intracraniana, afetando várias funções cerebrais e impactando a saúde do paciente. ¹-²-³

Sintomas ¹-² 
O principal sintoma é a dor de cabeça, que está presente em cerca de 50% dos casos. Ela pode ser uma dor frequente ou intermitente, podendo piorar à medida que o tumor aumenta de tamanho. Contudo, existem outros sintomas relacionados, como: 

  • Náuseas e vômitos;  
  • Alterações visuais, como ver pontos brilhantes ou flashes; 
  • Convulsões; 
  • Mudança na personalidade; 
  • Perda de equilíbrio; 
  • Dificuldade para falar; 
  • Esquecimento de palavras e fatos recentes; 
  • Mudanças em outros sentidos, como olfato e audição. 

Lembrando que esses sintomas também podem estar relacionados a vários outros tipos de problemas de saúde.
 
Os tumores cerebrais podem ser classificados conforme o tipo de célula afetada pelo crescimento desordenado e rápido. Dentre os principais tipos, estão: ² 

Meningioma: surgem nas meninges que recobrem o cérebro ou a medula espinhal; 
Gliomas: tumores que se iniciam nas células gliais; 
Ependimomas: tumores que se iniciam nas células ependimárias; 
Meduloblastomas: cometem as células neuroectodérmicas do cerebelo; 
Gangliogliomas: afetam os neurônios e as células gliais; 
Adenoma de hipófise: afeta a hipófise fazendo com que ela cresça e aumente de tamanho; 
Craniofaringiomas: costumam surgir na base inferior do cérebro, bem próximo ao crânio; 
Astrocitomas: tumores que se iniciam nas células astrócitos; 
Oligodendroglioma: tumores que se iniciam nas células oligodendrócitos. 

 Fatores de Risco ¹, ³ 

O câncer cerebral é uma doença imprevisível, mas frequentemente está associada a fatores que podem aumentar as probabilidades de seu desenvolvimento. Alguns desses fatores são: 

  • Genética 
  • Exposição à radiação ionizante; 
  • Problemas do sistema imunológico. 

A grande maioria dos tumores cerebrais ocorre devido à metástase de outros tumores já existentes. Já os tumores que se originam exclusivamente no cérebro ou nas meninges geralmente não se espalham para outras partes do corpo. 
 
 Diagnóstico ¹-³ 

O diagnóstico do câncer cerebral começa com um exame físico, no qual o médico neuro-oncologista avalia reflexos e coleta informações sobre os sintomas. A partir daí, são solicitados exames específicos, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e, em alguns casos, eletroencefalograma. 
A ressonância magnética é o exame mais preciso. Se houver suspeita de tumor, é realizada uma biópsia para confirmar o diagnóstico e identificar o tipo do tumor, pois doenças inflamatórias, infecciosas e vasculares podem se assemelhar a tumores. A confirmação do diagnóstico e o grau de agressividade só são definidos através do exame de patologia.  
 
Tratamento ¹-²-³ 

Tudo depende do tipo de tumor, do grau em que ele se encontra e da sua localização. Alguns dos tratamentos possíveis para esse problema são: 

  • Quimioterapia; 
  • Radioterapia; 
  • Terapia alvo; 
  • Cirurgia. 

Os tratamentos variam de acordo com cada paciente. A equipe médica responsável irá avaliar cada caso isoladamente e, em conjunto com o paciente, definir as melhores estratégias para o tratamento. 
 
  
Referências 

  1. Hospital Israelita Albert Einstein - https://vidasaudavel.einstein.br/saiba-aqui-quais-sao-as-principais-causas-dos-tumores-cerebrais/ - acesso em 12 de março de 2025 
  2. Rede D’or - https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tumor-cerebral - acesso em 12 de março de 2025 
  3. Instituto Vencer o Câncer - https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-cerebro-o-que-e/#:~:text=O%20c%C3%A2ncer%20de%20c%C3%A9rebro%20refere,de%20met%C3%A1stase%20de%20outros%20%C3%B3rg%C3%A3os. - acesso em 12 de março de 2025 
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?