Como proteger a saúde durante o verão
Veja o que a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda para você aproveitar o verão de maneira saudável
Os benefícios do sol são inúmeros, como alívio da depressão leve, melhora na qualidade do sono e o aumento do bem-estar e relaxamento. Porém, principalmente durante o verão, alguns cuidados são essenciais1. Você sabia que quase 70% dos brasileiros se expõem ao sol sem a proteção adequada para evitar doenças da pele – como o câncer? Está na hora de mudar isso.
Confira dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia para aproveitar o verão de maneira saudável:
Filtro solar: O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.). Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança, de preferência os filtros físicos. Você pode pedir orientação a um pediatra ou a um dermatologista sobre qual o melhor tipo para cada caso.
Roupas e acessórios: Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões á córnea.
Hábitos diários: As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%.
Fonte: 1. Cuidados com a pele no verão. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Último acesso em 29 de junho de 2021.