Conheça os 5 tipos de transtornos de ansiedade
Ansiedade não é sempre igual. Saiba identificar suas diferenças e procure sempre ajuda especializada
A saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas de saúde pública, porém, de extrema importância em termos de números. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, braço na América Latina da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental; 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio¹.
Listamos quais os cinco transtornos de ansiedade classificados pelos médicos:
TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo)²
O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado pela presença de pensamentos obsessivos e atos compulsivos, que podem comprometer a qualidade de vida e até incapacitar uma pessoa de desempenhar as atividades corriqueiras do dia a dia. Na obsessão, a pessoa tem pensamentos intrusivos, persistentes e indesejáveis que são incontroláveis. Nas compulsões, elas fazem ações repetitivas para tentar diminuir a ansiedade e o sofrimento causado por essas obsessões.
TAG (Transtorno de ansiedade generalizada)³
A ansiedade é um estado de alerta quando há uma ameaça desconhecida e conflituosa. Ela é considerada normal quando acontece em algumas situações. Entretanto, quando essa preocupação se apresenta de forma excessiva e corriqueira, ela se caracteriza como um transtorno.
TEPT (Transtorno de estresse pós-traumático)⁴
Este quadro pode ocorrer em consequência à exposição a um acontecimento que ameace a integridade, a vida de uma pessoa ou após algum evento traumático. Este indivíduo pode apresentar um comportamento diferente, se tornando mais inibido (ou o inverso), mais agitado ou tem sua reatividade emocional aumentada. Ela também poderá apresentar pensamentos obsessivos relacionados à vivência traumática e geralmente evita falar sobre o que aconteceu. Essas experiências traumáticas podem ter um impacto grave sobre as pessoas que vivenciaram, podendo desencadear outros transtornos psiquiátricos.
Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)⁴
A fobia social é caracterizada pela ocorrência de medo ou ansiedade acentuados desencadeados por uma ou mais situações com exposição a potencial avaliação por outras pessoas. Situações comuns incluem manter uma conversa, encontrar pessoas fora do seu círculo familiar ou de amigos, ser observado ou falar em público.
Diante dessas situações, o indivíduo teme demonstrar sua ansiedade e ser avaliados negativamente, provocar rejeição ou ofender alguém. Em razão deste temor, é comum que as interações sociais sejam evitadas – ou vivenciadas com muito medo ou ansiedade, causando sofrimento ou até mesmo prejuízo no seu funcionamento social ou profissional.
TP (Transtorno do pânico)⁵
Estas crises de ansiedade geralmente aparecem de forma repentina e são bastante intensas, deixando a pessoa com uma sensação de medo e mal-estar. Elas não têm um gatilho e podem aparecer a qualquer momento, independente do lugar ou o que estiver acontecendo naquele momento, mesmo que não tenha nenhum perigo real. As crises de ataques de pânico duram em média de 15 a 30 minutos, porém elas acabam influenciando no comportamento da pessoa, que fica receosas por novos ataques.
Sempre que sentir algum dos sintomas apresentados, tente identificar se esta é uma situação de ansiedade normal ou o despertar de algum transtorno de ansiedade. Converse com familiares e amigos e procure ajuda especializada.
Fontes: 1. Dia Mundial da Saúde Mental: uma oportunidade para dar o pontapé inicial em uma grande escala de investimentos. Organização Pan-Americana da Saúde. Último acesso em 26 de novembro de 2021. 2. Transtorno obsessivo-compulsivo - Scielo - Rev. Bras. Psiquiatr. vol.22 s.2 São Paulo Dec. 2000. Último acesso em 26 de novembro de 2021. 3. LIMA, S. S., LIMA, O.R., OLIVEIRA L.G.. Aspectos farmacológicos da Matricaria Recutita (Camomila) no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada e sintomas depressivos. Último acesso em 26 de novembro de 2021. 4. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5 ª edição, American Psychiatric Association, 2013. Último acesso em 30 de novembro de 2021. 5. Transtorno do pânico. Biblioteca Virtual em Saúde. Último acesso em 26 de novembro de 2021.