Atenção aos sinais de perda de olfato e paladar
Estes são um dos sintomas mais comuns de Covid-19
A perda do olfato e do paladar são dois dos sintomas bastante frequentes em pacientes infectados pelo SarsCov-2. Com nomes científicos conhecidos como anosmia ou hiposmia (perda de olfato) e ageusia ou disgeusia (no caso da perda do paladar), essas duas alterações também são identificadas como sequelas de quem já teve a doença¹.
Nota: outras infecções do trato respiratório também podem provocar a perda de olfato e perda do paladar, como um resfriado ou gripe, sinusite, alergia, entre outros³. Por isso, para confirmar o diagnóstico de Covid-19, fique atento aos outros possíveis sintomas e procure um médico, que poderá recomendar o teste RT-PCR para confirmar a infecção.
Outros sintomas⁴
Vale reforçar a informação que o paciente com suspeita de infecção pelo coronavírus apresenta outros sintomas, que podem vir associados ou não a perda do paladar e do olfato. Os mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Diarreia, dor de cabeça, dor no corpo e dor de garganta, congestão nasal e até conjuntivite são outros sinais que podem aparecer. É importante frisar que, caso a pessoa apresente algum desses sintomas, acompanhando de falta de ar e dificuldade de respirar deve procurar ajuda médica imediatamente.
O que sabemos sobre a Covid-19
O coronavírus é uma família de vírus que infecta animal. Poucos são os que tem capacidade de infectar pessoas (os mais conhecidos são MERS-CoV e SARS-CoV). O vírus causador da Covid-19 é dessa segunda família, conhecido como SARS-CoV-2, identificado pela primeira vez em uma cidade na China5. Mais informações, como sintomas, transmissão e formas de prevenção podem ser encontradas no artigo “Novas informações sobre o coronavírus (Covid-19)”.
As vacinas foram desenvolvidas e estão sendo aplicadas na população em grande parte do mundo, mas até que toda ela seja vacinada muito tempo será necessário. A vacina tem como principal objetivo a diminuição dos casos moderados e graves, diminuindo a taxa de hospitalização. Assim, uma pessoa vacinada pode se infectar e passar o vírus para outra pessoa, ainda que numa chance menor. Por isso, continue mantendo as medidas de segurança sanitária, mesmo que você já tenha tomado as duas doses da vacina, como:
Pratique etiqueta respiratória ao espirrar ou tossir (cobrindo a boca com um lenço descartável ou usando a parte interna do cotovelo)⁴
Lavar as mãos e punhos com água e sabão⁴,⁵
Usar álcool em gel 70% quando não puder lavar a mão adequadamente e em locais públicos⁴,⁵
Usar máscara facial⁴
Evitar tocar o rosto (principalmente olhos, boca e nariz) e a máscara fácil se as mãos não estiverem limpas⁵
Evitar ambientes fechados e aglomeração⁴
Deixe o ambiente sempre limpo e ventilado⁵
Mantenha distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas⁴
Evitar abraços, beijos e apertos de mão⁵
Higienize com frequência os objetos pessoas, como celular por exemplo⁵
Não compartilhe objetos pessoais (talheres, copos, toalhas, etc)⁵
Sempre que possível, faça o isolamento social⁴
Se estiver doente, após procurar ajuda médica, fique em casa e evite contato com outras pessoas⁵
Fontes: 1. O que está por trás da perda do olfato e paladar com a covid-19 – Secretaria da Saúde, Prefeitura de São Paulo. Último acesso em 29 de março de 2021. 2. Mysteries of COVID Smell Loss Finally Yield Some Answers - SCIENTIFIC AMERICAN. Último acesso em 29 de março de 2021. 3. Lost or changed sense of smell – NHS UK. Último acesso em 29 de março de 2021.
4. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil – Paho. Último acesso no dia 29 de março de 2021. 5. Sobre a doença O que é COVID-19 – Ministério da Saúde Brasil. Último acesso no dia 30 de março de 2021.