Cuide da sua saúde bucal

Informações e dicas que todas as pessoas precisam saber para cuidar bem de sua boca e dos seus dentes

Publicado em: 30 de setembro de 2021  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Manter a boca saudável é importante tanto para a saúde da pessoa, seu bem-estar e qualidade de vida.  Uma má saúde bucal é capaz de interferir na sua capacidade de sorrir, falar, mastigar, engolir e cheirar, além de transmitir emoções¹.

A saúde oral significa saúde da boca, incluindo cabeça, rosto e cavidade oral. Segundo a FDI World Dental Federation, as patologias na boca afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 2,3 bilhões sofrem com a cárie dentária. Já a gengivite é uma das mais comuns, afetando até 50% da população global¹.

Os principais problemas que podem acometer a saúde bucal são²:

Aftas²

São feridas que podem aparecer na boca, língua ou nos lábios e que são provocadas, na maioria das vezes, por conta de aparelhos dentários, próteses ou dentaduras mal ajustadas, candidíase ou herpes labial. 

Cárie³

A cárie dentária é a destruição do esmalte, dentina e cemento do dente, provocada pelo ácido produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é intensificada com o consumo de açúcar e pela falta de higiene bucal. A cárie pode ser identificada por uma mancha branca na superfície do dente, que se não tratada, provoca a quebra de parte do dente. Ela pode progredir para o canal do dente. 

Câncer de boca²

Pessoas que fumam, consomem álcool sem moderação ou que tenham HPV são as mais propensas a desenvolver o câncer de boca. O artigo Saiba mais sobre câncer de cabeça e pescoço traz mais informações sobre o câncer de boca.

Gengivite⁴

É uma inflamação na gengiva que a deixa vermelha, inchada e sensível. Ela também provoca sangramento durante a escovação dos dentes.

Mau hálito²

Pode ocorrer por diversos motivos, como a falta de limpeza adequada, bactérias, restos de comida, boca seca, ingestão de alimentos como alho ou cebola, entre outros. 

Tártaro²

Provocada por bactérias que formam uma espécie de camada, revestindo os dentes, provocando a corrosão deles. Também deixa os dentes amarelados com o tempo.

Dicas para manter uma boa saúde bucal⁵

A maioria dos problemas que ocorrem na região da boca são tratáveis e algumas formas de prevenção podem ser adotadas. Confira como manter sua saúde bucal com algumas dicas simples:

Escove seus dentes por dois minutos, após todas as refeições. A escovação elimina restos de alimentos e placa bacteriana, que causam cáries e doenças na gengiva.

Escove em movimentos circulares, na parte da frente, atrás e em cima dos dentes. Não esqueça a língua.

Use creme dental com flúor, pois ele ajuda a prevenir as cáries.

Não enxágue a boca após a escovação, apenas cuspa o excesso de pasta de dente, evitando remover o flúor protetor.

Troque a escova de dente a cada três meses.

Use o fio dental pelo menos uma vez por dia. O fio ajuda a retirar os alimentos no meio dos dentes, prevenindo, inclusive, o mau hálito.

Visite o dentista regularmente.

 

 

Fontes: 1. Key facts about oral health. FDI World Dental Federation. Último acesso em 28 de setembro de 2021. 2. Dia 25 de outubro é dia de falar sobre Saúde Bucal. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 28 de setembro de 2021. 3. O que são cáries, como se desenvolvem e quais formas de prevenção em crianças e idosos? Biblioteca Virtual em Saúde. Último acesso em 28 de setembro de 2021. 4. Gengivite: sintomas, causa e tratamento. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 28 de setembro de 2021. 5. How to practice good oral hygiene. FDI World Dental Federation. Último acesso em 28 de setembro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?