Com o crescimento de tutores pet, o mercado para os médicos veterinários vem ganhando força e aumento de concorrência. Por isso, se destacar no meio de tantos profissionais é um diferencial importante. Pensando nesse cenário preparamos algumas dicas de como o marketing digital pode ajudar a conseguir mais pacientes, adotando as estratégias corretas para divulgar o seu serviço, dentro do que permite a legislação proposta pelo CFMV e se destacando como profissional de valor.
Confira as dicas a seguir:
Comece agora uma presença significativa no digital.
- Identifique quem é o seu público-alvo e pense em estratégias direcionadas para ele.
- Crie um site com todas as suas informações de atendimento, que seja responsivo para dispositivos móveis e otimizado para buscas. Existem plataformas que ajudam na criação de sites de maneira prática e fácil.
- Crie um perfil profissional nas redes sociais, as principais hoje são Facebook, Instagram e Tiktok.
- Aposte em estratégias de SEO (conjunto de estratégias para ser ranqueado nas primeiras posições do Google)
Produza conteúdo relevante para o seu público
- O marketing de conteúdo é um grande diferencial para suas redes sociais que podem ser usadas como canais de relacionamento com a sua audiência, pesquise sobre conteúdos, estratégias que chamem atenção do seu público.
- Para fazer bons posts, se comunique com uma linguagem mais simples, sem perder autoridade. Além disso, aposte em imagens chamativas para o assunto ou grave vídeos pois, dessa forma, o engajamento será maior.
Aposte em campanhas patrocinadas (Facebook Ads e Google Ads)
- A entrega orgânica dos posts do Instagram é limitada e a rede social não apresenta o conteúdo a todos os seus seguidores. Mas, caso performe bem, a entrega pode aumentar. Quanto maior seu engajamento e relacionamento com seus seguidores a probabilidade de eles virarem pacientes pela confiança em você, no seu conteúdo e pela presença nas redes sociais é maior. Isso se deve ao valor e credibilidade que estarão atrelados a sua imagem.
- Aumentando o alcance por meio das campanhas patrocinadas, seus posts devem atingir muito mais pessoas que pesquisam ou tenham interesse em assuntos relacionados aos seus conteúdos.
- Já pensou em postar sobre a importância de uma alimentação balanceada para pets e receber várias dúvidas através de um post patrocinado, gerando possível interesse em uma consulta?
- Existem duas formas de se fazer anúncios patrocinados no Instagram: a primeira delas é utilizando a ferramenta de anúncios integrada com o Facebook, o Business Manager, ou mesmo pelo próprio Instagram, que dispõe de recursos suficientes para fazer uma campanha. Até mesmo para quem tem o tempo corrido.
Conheça as normas para publicidade em medicina veterinária:
- O Instagram para médicos veterinários é essencial para quem quer sair na frente da concorrência e aumentar o número de atendimentos em sua área de atuação. No entanto, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da resolução 1138/2016, dispõe de algumas regras tais como:
- Não realizar atendimentos online, via comentários ou mensagens diretas;
- Não utilizar fotos de pacientes para demonstrar sucesso de tratamento ou procedimentos;
- Não fazer propaganda enganosa (ex: afirmar que é o melhor da cidade);
- Não divulgar técnicas e tratamentos sem eficácia comprovada;
- Não divulgar tabela de honorários ou comparativos com valores de outros profissionais;
- Divulgar apenas equipamentos e tratamentos que sejam diferenciais (e não um qualitativo de natureza intrínseca do serviço oferecido);
- Veicular em todo material de divulgação nome completo, especialização (se houver), inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária e endereço de atuação.
Gostou das dicas? Neste dia tão especial compartilhe a informação com seu amigo(a) veterinário(a).
Fontes: Marketing para médicos veterinários: como conseguir mais pacientes? Ùltimo acesso em 25 de Fevereiro de 2022.