Guia rápido: dicas de gestão para 2022

Fique por dentro das principais tendências do setor e planeje a gestão da sua clínica para 2022

Publicado em: 30 de novembro de 2021  e atualizado em: 1 de dezembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você se atualiza constantemente para se aprimorar na área médica e exercer bem a sua profissão. E as necessidades da sua clínica, também estão no seu radar?

Saiba que uma gestão efetiva exige atenção para diversos aspectos que fazem a diferença para os pacientes e têm impacto direto na sua rotina e sucesso profissional.

Por isso, neste guia rápido, vamos abordar 6 pontos de atenção para que você possa cuidar também do seu consultório enquanto empreendimento e ter resultados ainda melhores no próximo ano. 

1. Planejamento financeiro

Dois itens fundamentais para manter as finanças em ordem são: fluxo de caixa e controle do estoque. Você precisa ter registrado todos os dados detalhados do dinheiro que entra e sai da sua clínica para conseguir planejar o setor financeiro com mais exatidão e obter bons resultados. Dessa forma, vai conseguir identificar em quais setores você pode ou até deve reduzir custos

Sabe quando você vai comprando o que acha que precisa, mas o estoque está sempre com produtos sobrando e outros em falta? Ter controle do estoque e orçamento é essencial para saber o que sua clínica realmente necessita e a quantidade suficiente de cada item. 

Registre essas informações todos os dias e, ao final de cada mês, avalie se o saldo foi positivo ou negativo. Além de otimizar tempo, esse controle vai permitir, inclusive, que você localize fornecedores com melhor custo-benefício. 

Para o planejamento do ano que vem, comece revisando o histórico de despesas de 2021 e identifique onde é preciso economizar e onde vale a pena investir mais. 

2. Controle administrativo

Acompanhar as atividades e resultados da clínica permite fazer um planejamento estratégico e ter uma gestão mais efetiva no próximo ano, ao determinar as metas e melhorias necessárias em cada processo.  

Planeje as atividades de 2022 identificando e distinguindo o que é urgente do que é importante. Avalie o que precisa ser realizado a curto e longo prazo, e especifique os períodos, como ações semanais, mensais, semestrais e anuais. 

Além disso, anote todos os planejamentos, ações e resultados em locais de fácil acesso e seguros, como documentos, planilhas online ou softwares. 

3. Tecnologia como aliada

Ao falarmos de planejamento e controle, não dá para negligenciar aspectos como organização e segurança. Os dados e atividades do seu consultório precisam ser tratados com muito zelo e atenção, por isso é válido considerar o uso de softwares de gestão para clínicas, já que transformação digital – acelerada pela pandemia – veio para ficar também no setor da saúde. 

Você pode utilizar estas ferramentas para agendamento de consultas, entre outras necessidades de gestão de pacientes, de funcionários e do negócio como um todo. Essa visão mais ampla e conjunta de todos os setores ajuda a evitar erros e enxergar possibilidades de melhorias. 

4. Treinamento de equipe

Não adianta definir todas as metas e planejar as ações da clínica se sua equipe não está alinhada e treinada para alcançar os objetivos propostos. Investir no capital humano é ainda mais importante que os investimentos em recursos tecnológicos.

Converse e faça pesquisas com seus colaboradores para entender quais as principais dificuldades durante o ano que passou e avalie os treinamentos oferecidos, identificando oportunidades e pontos de melhoria. 

Ao oferecer treinamentos e capacitações compatíveis com as necessidades da clínica e interesses dos colaboradores, os resultados serão melhores. Além disso, eles se sentirão mais satisfeitos e valorizados, impactando a produtividade do trabalho. 

5. Melhorias no atendimento e serviços prestados

Para que todas essas ações sejam desenvolvidas e suas metas sejam alcançadas, é fundamental proporcionar uma boa experiência com sua clínica e seus serviços e garantir a satisfação dos seus pacientes.

Monte um manual de boas práticas para 2022 com foco no bem-estar do paciente. O atendimento ágil e empático será uma necessidade ainda maior no ano que vem, após dois anos de pandemia. Oriente a recepção para sempre revisar todas as informações do paciente e da consulta para evitar erros e agilizar os processos. 

6. Presença on-line e marketing médico

Você e sua clínica precisam estar onde as pessoas estão para serem vistos e conhecidos. Uma presença online com conteúdo relevante, seguindo as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), pode atrair muitas oportunidades, como mais pacientes, notoriedade, autoridade e até parcerias. 

Especialmente em um momento em que as fake news ganharam tanta força na área da saúde, as pessoas buscam por informações confiáveis e de qualidade. Por isso, para 2022, inclua nas suas atividades on-line:

  • Publicar informações  sobre a sua especialidade;
  • Esclarecer dúvidas dos pacientes;
  • Informar e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde, sempre utilizando uma linguagem acessível ao seu público.

Dessa forma, você cria autoridade na área e as pessoas passam a confiar mais em você!

Tendências que vieram pra ficar

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar o Guia Rápido: Dicas de gestão para preparar sua clínica para 2022 e também para conhecer as 6 principais mudanças trazidas pela pandemia de acordo com a pesquisa Global Health Care Outlook 2021, realizada pela Deloitte.


Esteja preparado para oferecer um melhor atendimento no próximo ano, em uma relação mais próxima com o paciente e uso de tecnologias que vão facilitar seu trabalho.

 

Fonte: 1. Deloitte Insights. 2021 global health care outlook. Último acesso em 30 de novembro de 2021

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?