Guia rápido: dicas de gestão para 2022
Fique por dentro das principais tendências do setor e planeje a gestão da sua clínica para 2022
Você se atualiza constantemente para se aprimorar na área médica e exercer bem a sua profissão. E as necessidades da sua clínica, também estão no seu radar?
Saiba que uma gestão efetiva exige atenção para diversos aspectos que fazem a diferença para os pacientes e têm impacto direto na sua rotina e sucesso profissional.
Por isso, neste guia rápido, vamos abordar 6 pontos de atenção para que você possa cuidar também do seu consultório enquanto empreendimento e ter resultados ainda melhores no próximo ano.
1. Planejamento financeiro
Dois itens fundamentais para manter as finanças em ordem são: fluxo de caixa e controle do estoque. Você precisa ter registrado todos os dados detalhados do dinheiro que entra e sai da sua clínica para conseguir planejar o setor financeiro com mais exatidão e obter bons resultados. Dessa forma, vai conseguir identificar em quais setores você pode ou até deve reduzir custos.
Sabe quando você vai comprando o que acha que precisa, mas o estoque está sempre com produtos sobrando e outros em falta? Ter controle do estoque e orçamento é essencial para saber o que sua clínica realmente necessita e a quantidade suficiente de cada item.
Registre essas informações todos os dias e, ao final de cada mês, avalie se o saldo foi positivo ou negativo. Além de otimizar tempo, esse controle vai permitir, inclusive, que você localize fornecedores com melhor custo-benefício.
Para o planejamento do ano que vem, comece revisando o histórico de despesas de 2021 e identifique onde é preciso economizar e onde vale a pena investir mais.
2. Controle administrativo
Acompanhar as atividades e resultados da clínica permite fazer um planejamento estratégico e ter uma gestão mais efetiva no próximo ano, ao determinar as metas e melhorias necessárias em cada processo.
Planeje as atividades de 2022 identificando e distinguindo o que é urgente do que é importante. Avalie o que precisa ser realizado a curto e longo prazo, e especifique os períodos, como ações semanais, mensais, semestrais e anuais.
Além disso, anote todos os planejamentos, ações e resultados em locais de fácil acesso e seguros, como documentos, planilhas online ou softwares.
3. Tecnologia como aliada
Ao falarmos de planejamento e controle, não dá para negligenciar aspectos como organização e segurança. Os dados e atividades do seu consultório precisam ser tratados com muito zelo e atenção, por isso é válido considerar o uso de softwares de gestão para clínicas, já que transformação digital – acelerada pela pandemia – veio para ficar também no setor da saúde.
Você pode utilizar estas ferramentas para agendamento de consultas, entre outras necessidades de gestão de pacientes, de funcionários e do negócio como um todo. Essa visão mais ampla e conjunta de todos os setores ajuda a evitar erros e enxergar possibilidades de melhorias.
4. Treinamento de equipe
Não adianta definir todas as metas e planejar as ações da clínica se sua equipe não está alinhada e treinada para alcançar os objetivos propostos. Investir no capital humano é ainda mais importante que os investimentos em recursos tecnológicos.
Converse e faça pesquisas com seus colaboradores para entender quais as principais dificuldades durante o ano que passou e avalie os treinamentos oferecidos, identificando oportunidades e pontos de melhoria.
Ao oferecer treinamentos e capacitações compatíveis com as necessidades da clínica e interesses dos colaboradores, os resultados serão melhores. Além disso, eles se sentirão mais satisfeitos e valorizados, impactando a produtividade do trabalho.
5. Melhorias no atendimento e serviços prestados
Para que todas essas ações sejam desenvolvidas e suas metas sejam alcançadas, é fundamental proporcionar uma boa experiência com sua clínica e seus serviços e garantir a satisfação dos seus pacientes.
Monte um manual de boas práticas para 2022 com foco no bem-estar do paciente. O atendimento ágil e empático será uma necessidade ainda maior no ano que vem, após dois anos de pandemia. Oriente a recepção para sempre revisar todas as informações do paciente e da consulta para evitar erros e agilizar os processos.
6. Presença on-line e marketing médico
Você e sua clínica precisam estar onde as pessoas estão para serem vistos e conhecidos. Uma presença online com conteúdo relevante, seguindo as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), pode atrair muitas oportunidades, como mais pacientes, notoriedade, autoridade e até parcerias.
Especialmente em um momento em que as fake news ganharam tanta força na área da saúde, as pessoas buscam por informações confiáveis e de qualidade. Por isso, para 2022, inclua nas suas atividades on-line:
- Publicar informações sobre a sua especialidade;
- Esclarecer dúvidas dos pacientes;
- Informar e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde, sempre utilizando uma linguagem acessível ao seu público.
Dessa forma, você cria autoridade na área e as pessoas passam a confiar mais em você!
Tendências que vieram pra ficar
Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar o Guia Rápido: Dicas de gestão para preparar sua clínica para 2022 e também para conhecer as 6 principais mudanças trazidas pela pandemia de acordo com a pesquisa Global Health Care Outlook 2021, realizada pela Deloitte.
Esteja preparado para oferecer um melhor atendimento no próximo ano, em uma relação mais próxima com o paciente e uso de tecnologias que vão facilitar seu trabalho.
Fonte: 1. Deloitte Insights. 2021 global health care outlook. Último acesso em 30 de novembro de 2021