Dicas para manter corpo e mente saudáveis 

Em situações de isolamento social, manter-se centrado é ainda mais importante

Publicado em: 9 de abril de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar

Com as medidas tomadas pelos governantes de pedir para que a população fique em suas casas e as notícias sobre a covid-19 (coronavírus) dominando a imprensa, algumas dicas são importantes para que as pessoas se lembrem de cuidar da saúde mental, tanto quanto cuidam da saúde física. Durante a pandemia de covid-19, experimentamos sentimentos negativos, como tristeza, ansiedade, medo e até depressão¹. A boa saúde mental e o bem-estar positivo podem ajudar a lidar melhor com a ameaça desse vírus e a incerteza que ela está criando².

Reconheça e aceite suas emoções: quando ficamos em casa por um longo período é natural sentir-se chateado ou ansioso. Reconheça e aceite essas emoções. Dessa forma, você é honesto com seus sentimentos e isso ajuda a gerenciá-los. 

Mantenha uma vida saudável: tenha uma dieta equilibrada com alimentos variados e nutritivos. Além disso, continue com sua rotina normal de sono. Nenhum sono ou a falta dele pode fazer com que a pessoa se sinta ansiosa, pessimista e deprimida. Já uma boa noite de sono ajuda todo o sistema imunológico¹.
Faça coisas que você gosta. Considere criar uma rotina diária que priorize seu bem-estar. Atividades como passear, meditar ou se exercitar, podem ajudá-lo a relaxar e terão um impacto positivo em seus pensamentos e sentimentos². 

Medite: separe dez minutos por dia para meditar. Estudos mostram que a meditação pode aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e o medo e levar a uma visão mais positiva da vida. Encontre um lugar calmo e sente-se ou deite-se. Feche os olhos e tente relaxar o corpo. Concentre-se na sua respiração, inspire e expire. Uma música suave em segundo plano ou meditações guiadas também pode ajudar. 

Faça exercícios regulares: o exercício físico é uma maneira eficaz de aliviar o estresse e reduzir a ansiedade e podem ser feitos em casa mesmo, baixando um aplicativo de condicionamento físico. Mesmo em pequena quantidade, a pratica pode melhorar imediatamente o humor.

Evite informações excessivas: elas podem levar à ansiedade e pânico. Durante esse período, limite o tempo que você gasta navegando na web ou assistindo às notícias. Para evitar a sobrecarga de informações, reserve um tempo longe da tela e da Internet¹. Além disso, limite-se a ler informações apenas de fontes oficiais, como da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou fontes nacionais confiáveis². 

Fale com alguém: humanos são sociais e se essa necessidade não for atendida, poderá levar a emoções negativas. Felizmente, é fácil se conectar com parentes e amigos. Ligue para alguém ou faça chamadas com imagens com uma ou mais pessoas¹. Manter contato com seus amigos e familiares pode aliviar o estresse causado pela Covid-19. Receber apoio e cuidados de outras pessoas pode trazer uma sensação de conforto e estabilidade. Ajudar outras pessoas no momento de necessidade e procurar alguém que possa estar se sentindo sozinho ou preocupado pode beneficiar tanto a pessoa que recebe apoio quanto o ajudante².

 

 

 

 

Fontes: 1. Keep a strong, healthy body and mind - Unicef. Atualizado em 08 de abril de 2020. 2. Coronavirus: 8 ways to look after your mental health - Mental Health Europe. Atualizado em 08 de abril de 2020.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar