É possível fazer a reposição de colágeno?

Confira quais são os benefícios desta proteína para o nosso organismo

Publicado em: 29 de novembro de 2022  e atualizado em: 29 de novembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O colágeno é um componente estrutural importante e que corresponde a 30% ou mais do total de proteínas em nosso organismo. Em nossa pele, ele aparece em maior concentração na derme, sendo o responsável por suas propriedades estruturais, estéticas e mecânicas. Além de seu papel fundamental para a pele, o colágeno também é uma proteína extremamente importante e que atua para a saúde de nossos ossos, cartilagens, articulações e músculos. (1,2)

Produzido naturalmente pelo nosso organismo, o colágeno começa a apresentar queda em sua produção e aumento de sua degradação a partir dos nossos 25 anos de vida. E essa redução pode ser acelerada por hábitos que causam o envelhecimento extrínseco, ou seja, que aceleram o envelhecimento como tabagismo, alta exposição solar, alterações hormonais, doenças crônicas, dietas e poluição. (1)

O colágeno poder ser extraído de alguns animais como porcos, bois e peixes. Mas, para que possa ser absorvido pelo nosso organismo, é preciso que ele passe pelo processo no qual ocorre a quebra de suas moléculas de proteínas pela água, conhecido como hidrólise. (3)  

Benefícios da suplementação

Apesar de ser um tema que ainda levanta dúvidas sobre o seu benefício, pesquisas recentes têm demonstrado que a suplementação de colágeno hidrolisado contribui com algumas áreas de nossa saúde. Confira quais são estes benefícios! (2,3)

  • Pele - estudo publicado no Journal of Drugs in Dermatology mostrou que o uso de suplementos orais de colágeno hidrolisado, em curto e longo prazo, é benéfico tanto para a cicatrização de feridas como para o combate ao envelhecimento da pele. (2)
  • Osteoporose e osteoartrite – a suplementação de colágeno hidrolisado também mostrou benefícios à saúde ao ser capaz de contribuir para uma maior conservação, composição e resistência óssea. O uso da proteína demonstrou uma função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite, com potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e, principalmente, no alívio sintomático em quadros de dor. (4)
  • Atletas - a ingestão do colágeno hidrolisado também é indicado para atletas de alto rendimento, com o objetivo de melhorar a mobilidade articular e para diminuir as dores causadas pelos treinos. (3)

É seguro fazer o uso do colágeno hidrolisado?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera o colágeno hidrolisado como um suplemento alimentar e o FDA (Food and Drug Adminsitration), agência regulatória dos Estados Unidos, o define como GRAS (Generally recognized as safe ou geralmente reconhecido como seguro em português). Portanto, sim, sua suplementação pode ser considerada segura, sem a presença de eventos adversos relatados. Porém, vale ressaltar que apenas um especialista é capaz de prescrever a suplementação adequada para cada paciente, baseando-se em sua saúde e suas necessidades fisiológicas específicas. (1,2)

Mito ou verdade: Gelatina, pé de frango, tutano de boi contribuem para o colágeno na pele e articulações?

Esses são alimentos ricos em colágeno, porém, esse colágeno não consegue ser absorvido pelo nosso organismo e nem tem um papel biológico, ou seja, não trará benefícios nem para a sua pele nem para suas articulações. Para alcançar um efeito clínico e seus benefícios desejados, o colágeno precisa, necessariamente, ser hidrolisado. (1)

Mesmo apresentando benefícios à nossa saúde, devemos tomar alguns cuidados ao fazer a reposição do colágeno. É necessário sabermos que ele não é a solução contra o envelhecimento, precisamos sempre seguir as orientações de nosso médico e fazer a sua suplementação de acordo com o tempo recomendado.

Antes de iniciar qualquer tratamento, lembre-se sempre de procurar seu médico Ele é o único profissional capacitado para definir qual o melhor tratamento para você!

 

Referências: 1. Tomar colágeno: faz bem, funciona, rejuvenesce ou é necessário? Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo – Último acesso em 11/10/2022 / 2. Suplementos com colágeno funcionam? – Associação Brasileira de Nutrologia ABRAN – Último acesso em 11/10/2022 / 3.  Saiba como age no organismo e que benefícios o colágeno proporciona – Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção RS – Último acesso em 11/10/2022 / 4. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática – Elisângela Porfírio e Gustavo Bernardes Fanaro – Artigo de Revisão – Último acesso em 11/10/2022

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?