Gestação
saudável
para
mulheres
com diabetes
Mulheres com diabetes podem engravidar normalmente, entretanto, o Ministério da Saúde enfatiza que elas têm maior risco de complicações durante a gravidez e o parto. O diabetes, seja tipo 1 ou tipo 2, aumenta claramente os riscos maternos e fetais durante a gravidez, ocasionando desde malformações e morte perinatal, até complicações maternas, como a pré-eclâmpsia e o agravamento de lesões crônicas relacionadas com o diabetes.
A boa notícia é que muitos desses riscos são substancialmente reduzidos com planejamento pré-concepção, controle glicêmico rigoroso e acompanhamento pré-natal especializado.
Uma em cada seis gestações no mundo acontecem com mulheres que convivem com diabetes, o que equivale a 21 milhões de pessoas ao ano1 e por esse motivo a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou no dia mundial da diabetes de 2025 o guia com 27 recomendações para o acompanhamento das mulheres que pretendem engravidar e que já estejam gestando.
Essas recomendações estão dentro de alguns pilares de atenção:
• Atendimento individualizado com orientações sobre dieta alimentar, que deve preferencialmente ser composta por 50% de carboidratos, 30% de fibras e gorduras e 20% de proteínas.
• Orientação de atividade física com, salvo haja contraindicações, pelo menos 30 minutos, na maior parte dos dias da semana, evitando-se exercícios com risco de queda ou trauma abdominal.
• Monitoramento ideal em que todas as mulheres com diabetes devem verificar a glicemia regularmente, tanto durante as consultas quanto em casa, em média 7 vezes ao dia.
• Tratamento personalizado com prescrição medicamentosa específica para diabetes tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, quando a farmacoterapia for necessária.
• Apoio especializado com atenção multidisciplinar composta por médico obstetra, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta para essas mulheres.
Toda mulher com diabetes diagnosticado previamente à gestação, tanto tipo 1 quanto tipo 2, deve ser alertada sobre a importância do controle glicêmico rigoroso antes da concepção. Recomenda-se manter os valores da HbA1c (hemoglobina glicada) abaixo de 6,5% antes da concepção, idealmente abaixo de 6,0%, para minimizar o risco de anomalias congênitas do feto. Ela deve ser alertada sobre uma dieta alimentar saudável e do uso de ácido fólico 4 mg/dia, para prevenção de defeitos do tubo neural fetal.2
Além disso, gestantes com diabetes pré-gestacional podem apresentar agravamento das complicações crônicas microvasculares e no controle glicêmico, pois a gravidez é um estado hiperglicemiante. Valores de hemoglobina glicada maiores que 8% são relacionados ao maior risco de malformações, especialmente dos sistemas cardiovascular, nervoso central, geniturinário e esquelético.2
A hiperglicemia materna causa a hiperglicemia fetal, que por sua vez pode levar a uma série de complicações tanto para a mãe, quanto para o bebê. Essas complicações podem levar também ao abortamento espontâneo.
No caso do feto, pode haver a macrossomia, que é um bebê muito grande, acima de quatro quilos e está associada ao trabalho de parto disfuncional, com lacerações perineais importantes, hemorragia pós-parto, o bebê ficar preso à pelve pelos ombros, paralisia de plexo braquial, fratura de clavícula, asfixia do bebê, baixos índices de Apgar e necessidade de admissão em UTI neonatal.2
O Ministério da Saúde também possui um manual completo de indicações para as gestantes de alto risco, que incluem aquelas com diabetes prévio. Entre as recomendações específicas destaca-se a indicação do uso de bomba de insulina para aquelas com insucesso no controle metabólico e outras dificuldades prévias à concepção ou durante a gestação.2
A mulher que convive com diabetes tem o direito a uma gestação feliz e saudável, mas claro que com cuidados redobrados. O parto e o puerpério também devem ser acompanhados por profissionais experientes em diabetes, mas isso não deve diminuir a emoção e experiência vividas pela nova mãe, inclusive amamentando seu bebê.
Referências
1.WHO launches global guidelines on diabetes during pregnancy on World Diabetes Day. In PAHO Panamerican Health Organization. Disponível em https://www.paho.org/en/news/14-11-2025-who-launches-global-guidelines-diabetes-during-pregnancy-world-diabetes-day. Acesso em 14 nov 2025
2. Manual de gestação de alto risco. Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção Primária à Saúde. 1ª edição. 2022.