Higiene íntima: cuidado e proteção
O cuidado com a higiene íntima é uma ação importante para a manutenção do bem-estar do corpo
O cuidado com a saúde íntima não é algo direcionado apenas às mulheres, os homens também podem, e devem, fazer a manutenção de bons hábitos e check-ups, para evitar desconfortos e enfermidades ao longo da vida.
Muitas doenças e infecções podem ser evitadas por meio de hábitos simples de atenção à limpeza e cuidados com os genitais. Mas existem pequenas diferenças e é importante saber quais os cuidados que devem ser tomados. Confira:
Nas mulheres:
O cuidado com a higiene íntima das mulheres deve ser rotineiro, pois quando a limpeza não é feita adequadamente pode haver proliferação de fungos e bactérias que podem causar infecções. Não é recomendado o uso de duchas vaginais, que alteram o PH da região genital feminina (mecanismo de defesa), tirando sua proteção natural. É importante reforçar que a higienização deve ser feita regularmente, mas não de forma excessiva, pois pode ocasionar infecções como a candidíase, vaginose e outras (1).
Além dos cuidados relacionados à higienização, as mulheres devem realizar periodicamente exames para prevenção e detecção precoce do câncer ginecológico e atentar-se sempre ao uso de preservativos durante as relações sexuais, para evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) (2).
Nos homens:
A higienização íntima masculina é tão importante quanto a feminina, para evitar infecções, lesões e doenças como o câncer. A falta de cuidado com a higiene genital dos homens é o principal fator de risco para o câncer peniano (3).
Durante o banho, os homens devem puxar a pele que recobre a glande (prepúcio) e lavar adequadamente. Além do pênis, outras regiões como o ânus e testículos também devem ser devidamente higienizados. Os cuidados precisam ser aumentados em caso de fimose, pele que recobre a glande, pois a anatomia desta condição facilita o acúmulo de sujeiras e o surgimento de doenças. A limpeza não deve estar presente apenas durante o banho, é preciso que os homens sempre lavem as mãos para manusear o pênis e enxaguar após urinar.
A higiene após relações sexuais deve ser feita por todos e, da mesma forma e é indicado que sempre aconteçam com preservativos (2).
A higiene é um fator importante para a manutenção da saúde no geral e, por este motivo, homens e mulheres, sendo adultos ou crianças, devem atentar-se aos cuidados relacionados à saúde íntima, para que as doenças sejam evitadas e possuam mais qualidade de vida (1,2).
Referências: 1. Cuidados e higiene íntima da mulher podem evitar infecções https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/cuidados-e-higiene-intima-da-mulher-podem-evitar-infeccoes-2573 - Secretaria da Saúde do Distrito Federal – Acessado em 22 de março de 2024; 2. Saúde da mulher contempla cuidados específicos - https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/05/saude-da-mulher-contempla-cuidados-especificos – Ministério da Saúde – Acessado em 22 de março de 2024; 3. Higiene íntima masculina pode evitar infecções e câncer se feita de forma adequada - https://www.saude.ce.gov.br/2022/10/17/higiene-intima-masculina-pode-evitar-infeccoes-e-cancer-se-feita-de-forma-adequada/#:~:text=%E2%80%9CA%20higieniza%C3%A7%C3%A3o%20tamb%C3%A9m%20deve%20ser,se%20restringe%20apenas%20ao%20chuveiro - Secretaria da Saúde do Ceará – Acessado em 22 de março de 2024.