Impacto da alimentação e da prática de exercícios na saúde cardiovascular
Incentivar os pacientes a aumentar a adesão a uma dieta mais equilibrada e a começar a praticar exercícios é essencial
Alimentação balanceada e exercícios físicos fazem parte da receita ideal para um coração saudável. Essa afirmação é um clássico dos consultórios médicos, mas não é apenas um bom conselho, é uma constatação científica. Porém, ao trazer essas evidências aos seus pacientes, os profissionais da saúde costumam encontrar barreiras, uma vez que adotar um estilo de vida mais saudável significa uma mudança de hábito muito grande para muitas pessoas.
Ter um coração mais saudável deveria ser um objetivo de todos. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil, sendo responsável por mais de 1.100 óbitos por dia. Ou seja, são cerca de 46 mortes por hora, o que significa que a cada 90 segundos, uma pessoa perde sua vida devido às doenças cardiovasculares1.
Incentivar os pacientes a aumentar a adesão a uma dieta mais equilibrada e a começar a praticar exercícios é essencial. Assim, elaboramos este material com dicas e informações que podem fazer a diferença na prevenção de doenças cardiovasculares.
Referências
1 – Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cardiômetro – mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. Disponível em: http://www.cardiometro.com.br/