Importância da limpeza nasal 

Ela deve ser feita por pessoas independentemente da idade e até ajuda na prevenção de doenças respiratórias

Publicado em: 8 de junho de 2022  e atualizado em: 21 de junho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

As vias respiratórias são formadas pelo nariz, seguido da faringe, da laringe, da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, além dos seios da face. Todos esses órgãos apresentam funções importantes na respiração, começando pelo nariz, por onde o ar entra em nosso organismo após passar por processos de umidificação, aquecimento e filtração¹. 

As fossas nasais são revestidas por um tecido celular que produz o muco, importante para umidificação e para remoção de partículas nocivas do ar, como vírus, bactérias e substâncias tóxicas. Como a cavidade nasal é a porta de entrada desses agentes nocivos, a maior parte das infecções respiratórias acontecem por aí, a exemplo da rinite, da asma, entre outras. Assim, a limpeza nasal é uma das formas de prevenção – e até tratamento – mais simples e eficaz². 

Leia mais sobre as duas patologias respiratórias em Dicionário da Saúde: Asma e Dicionário da Saúde: Rinite Alérgica. 

A limpeza nasal pode ser feita, inclusive em crianças, quando apresentarem algum desconforto na cavidade nasal, como coceira, coriza, obstrução etc.². Mantê-las limpas e hidratadas favorece a entrada e filtração do ar e ela pode ser feita no banho, com água corrente, ou durante o dia, utilizando soluções salinas ou produtos apropriados³. De todo modo, não deve ser feita sem a recomendação e a orientação do médico. 

Quando adotada como hábito, essa prática colabora para²: 

  • Limpar impurezas e secreções;
  • Prevenir crises de rinite e sinusite e outras complicações respiratórias;
  • Aliviar mal-estares e as dores de cabeça relacionadas ao aumento da pressão nos seios da face, ocasionada pela
  • Obstrução nasal (congestão nasal);
  • Melhorar a eficiência respiratória. 

Lavagem com soro fisiológico³ 

O uso soro fisiológico para a higienização nasal limpa o excesso de muco e remove a sujeira ou os alérgenos que ficaram alocados no local. Ela também é indicada em caso obstrução nasal causada por infecções virais de vias aéreas superiores, bronquiolite (neste caso, melhora a respiração, o sono e até a alimentação e recomenda-se limpar três vezes ao dia), rinites e sinusites. 

Especialmente nas épocas em que o tempo está mais seco, em que a baixa umidade do ar representa mais dificuldades na respiração, o hábito de higienizar e hidratar as narinas pode ser um importante mecanismo de auxílio para o funcionamento adequado do sistema respiratório e proteção do organismo². 

Limpando o nariz da criança² 4

A limpeza nasal adequada nos pequenos pode ajudar a prevenir doenças respiratórias como as rinossinusites, gripes e os resfriados. Boas condições de limpeza e umidade neste local são importantes para a saúde das crianças. 

Nas crianças menores e que ainda não sabem como assoar o nariz, indica-se fazer a higienização nasal com soro utilizando de um bastão com algodão (como um cotonete) nas extremidades para retirar as secreções da parte externa do nariz. Nunca introduza de forma mais profunda o bastão, pois pode machucar as narinas. Já no caso das crianças maiores, primeiro, oriente-a a assoar levemente o nariz. Depois, aplique a solução no nariz da criança, em direção a parte lateral e com a cabeça dela inclinada para frente, nas duas narinas. 

Ensine as crianças a evitar assoar fortemente o nariz quando ele estiver entupido pois as secreções podem se “deslocar” para os ouvidos ou para as cavidades paranasais. 

Fontes: 
1- Profissionalização de auxiliares de enfermagem. Ministério da Saúde. Último acesso em 11 de março de 2022. 
2- Parecer sobre o uso e a recomendação do uso do Soro Fisiológico. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Último acesso em 11 de março de 2022. 
3- Higiene das fossas nasais com soro fisiológico. Universidade Federal de Goiás. Hospital das Clínicas. Último acesso em 11 de março de 2022. 
4- Limpeza nasal: como fazer?. Recomendações Atualização de Condutas em Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Último acesso em 11 de março de 2022. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?