Importância da limpeza nasal
Ela deve ser feita por pessoas independentemente da idade e até ajuda na prevenção de doenças respiratórias
As vias respiratórias são formadas pelo nariz, seguido da faringe, da laringe, da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, além dos seios da face. Todos esses órgãos apresentam funções importantes na respiração, começando pelo nariz, por onde o ar entra em nosso organismo após passar por processos de umidificação, aquecimento e filtração¹.
As fossas nasais são revestidas por um tecido celular que produz o muco, importante para umidificação e para remoção de partículas nocivas do ar, como vírus, bactérias e substâncias tóxicas. Como a cavidade nasal é a porta de entrada desses agentes nocivos, a maior parte das infecções respiratórias acontecem por aí, a exemplo da rinite, da asma, entre outras. Assim, a limpeza nasal é uma das formas de prevenção – e até tratamento – mais simples e eficaz².
Leia mais sobre as duas patologias respiratórias em Dicionário da Saúde: Asma e Dicionário da Saúde: Rinite Alérgica.
A limpeza nasal pode ser feita, inclusive em crianças, quando apresentarem algum desconforto na cavidade nasal, como coceira, coriza, obstrução etc.². Mantê-las limpas e hidratadas favorece a entrada e filtração do ar e ela pode ser feita no banho, com água corrente, ou durante o dia, utilizando soluções salinas ou produtos apropriados³. De todo modo, não deve ser feita sem a recomendação e a orientação do médico.
Quando adotada como hábito, essa prática colabora para²:
- Limpar impurezas e secreções;
- Prevenir crises de rinite e sinusite e outras complicações respiratórias;
- Aliviar mal-estares e as dores de cabeça relacionadas ao aumento da pressão nos seios da face, ocasionada pela
- Obstrução nasal (congestão nasal);
- Melhorar a eficiência respiratória.
Lavagem com soro fisiológico³
O uso soro fisiológico para a higienização nasal limpa o excesso de muco e remove a sujeira ou os alérgenos que ficaram alocados no local. Ela também é indicada em caso obstrução nasal causada por infecções virais de vias aéreas superiores, bronquiolite (neste caso, melhora a respiração, o sono e até a alimentação e recomenda-se limpar três vezes ao dia), rinites e sinusites.
Especialmente nas épocas em que o tempo está mais seco, em que a baixa umidade do ar representa mais dificuldades na respiração, o hábito de higienizar e hidratar as narinas pode ser um importante mecanismo de auxílio para o funcionamento adequado do sistema respiratório e proteção do organismo².
Limpando o nariz da criança² 4
A limpeza nasal adequada nos pequenos pode ajudar a prevenir doenças respiratórias como as rinossinusites, gripes e os resfriados. Boas condições de limpeza e umidade neste local são importantes para a saúde das crianças.
Nas crianças menores e que ainda não sabem como assoar o nariz, indica-se fazer a higienização nasal com soro utilizando de um bastão com algodão (como um cotonete) nas extremidades para retirar as secreções da parte externa do nariz. Nunca introduza de forma mais profunda o bastão, pois pode machucar as narinas. Já no caso das crianças maiores, primeiro, oriente-a a assoar levemente o nariz. Depois, aplique a solução no nariz da criança, em direção a parte lateral e com a cabeça dela inclinada para frente, nas duas narinas.
Ensine as crianças a evitar assoar fortemente o nariz quando ele estiver entupido pois as secreções podem se “deslocar” para os ouvidos ou para as cavidades paranasais.
Fontes:
1- Profissionalização de auxiliares de enfermagem. Ministério da Saúde. Último acesso em 11 de março de 2022.
2- Parecer sobre o uso e a recomendação do uso do Soro Fisiológico. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Último acesso em 11 de março de 2022.
3- Higiene das fossas nasais com soro fisiológico. Universidade Federal de Goiás. Hospital das Clínicas. Último acesso em 11 de março de 2022.
4- Limpeza nasal: como fazer?. Recomendações Atualização de Condutas em Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Último acesso em 11 de março de 2022.