Ingestão de álcool no calor pode ocasionar episódios de desidratação
Profissionais de saúde recomendam o consumo de água durante festejos e confraternizações, além do uso moderado de bebidas alcoólicas
Durante o verão, é comum o aumento de casos de desidratação (1), em virtude de fatores como as altas temperaturas em ambientes externos expostos ao sol, a aglomeração de pessoas em locais com pouca ventilação, práticas de atividades físicas intensas, como pular e dançar, além do consumo deliberado de bebidas alcoólicas. Especialistas alertam sobre a importância da ingestão contínua de água durante eventos com estas características, além do uso equilibrado do álcool, que pode ser tóxico ao organismo humano.
As bebidas alcoólicas reduzem a atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), causando a diminuição dos reflexos, cansaço e distração. Se ingeridas em muita quantidade, elas podem ocasionar episódios de amnésia, vômitos e, em casos mais graves, coma e morte. Os efeitos das bebidas somadas ao calor extremo aumentam a facilidade da perda de líquidos corporais, acarretando riscos à saúde.
Sintomas de desidratação
Alguns sinais são manifestados pelo corpo (2) quando o organismo está em estado de desidratação, como boca e língua secas, diminuição da quantidade de urina, aumento da vontade de ingerir líquidos, olhos fundos, pressão baixa, fadiga, tontura, dores de cabeça e fraqueza.
O coma alcoólico comumente acontece quando há mais de três gramas de álcool por litro de sangue. Porém, o processo de metabolização difere de cada organismo, além de existir outros fatores que podem influenciar como questões genéticas, gênero, massa corporal e atual estado de saúde da pessoa.
Recuperação
Além do consumo de água, a água de coco também pode ser uma aliada para combater a desidratação, pois ela possui vários minerais que ajudam a repor parte do que foi perdido.
Para se recuperar da veisalgia (3), popularmente conhecida como ressaca, no dia seguinte, é preciso ter noites reparadoras de descanso, ingerir muita água e se alimentar de forma adequada, desta forma os efeitos negativos do consumo excessivo de álcool podem ser reduzidos.
Referências: 1. Desidratação no carnaval: calor e álcool em excesso afetam o organismo. Governo SP. Último acesso: 19 de fevereiro de 2024; 2. Alerta para o Carnaval: bebidas alcoólicas e altas temperaturas facilitam desidratação. Governo SP. Último acesso: 19 de fevereiro de 2024; 3.Diarréia e desidratação. Ministério da Saúde. Último acesso: 19 de fevereiro de 2024.