O que é mieloma múltiplo? 

Conheça mais sobre esse tipo de câncer 

 

Publicado em: 18 de março de 2025  e atualizado em: 18 de março de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Mieloma múltiplo é como é chamado o câncer que ocorre em um tipo específico de células da medula óssea. Essas células, chamadas de plasmócitos, são responsáveis pela produção de anticorpos, prevenindo assim, doenças causadas por vírus e bactérias. Quando um paciente é diagnosticado com mieloma múltiplo, esses plasmócitos se reproduzem de forma muito rápida, causando uma anormalidade que compromete a produção de outras células sanguíneas.¹

O mês de março, traz a conscientização dos cânceres do sangue, sendo denominado Março Borgonha. Isso se dá porque a grande maioria dos pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer, principalmente o mieloma múltiplo, nunca tinham ouvido falar na condição antes de precisarem de tratamento. O mais preocupante disso é que, com a falta de informação, os pacientes acabam demorando para buscar tratamento.

Causas e sintomas ³

Já se sabe que o que causa o mieloma múltiplo, são alterações genéticas que afetam o funcionamento da medula óssea, porém, a causa para isso ainda é desconhecida. Além disso, ainda há a chance do paciente ter fatores de risco para a doença. São eles: idade avançada e o sexo masculino, isso porque, a incidência deste tipo de câncer em homens é maior.

Os sintomas principais são:

●      Cansaço;
●      Sono;
●      Fraqueza;
●      Aumento de infecções;
●      Dores nos ossos;
●      Fraturas;
●      Inchaço nas pernas;
●      Constipação;
●      Problema nos rins;
●      Perda de apetite e sede demasiada.

Porém, o paciente deve ficar atento e realizar exames chamados de check-up com frequência, pois, às vezes, o mieloma múltiplo não apresenta sintomas.

Diagnóstico e tratamento³

O diagnóstico é feito via exame de sangue ou urina, considerando um número elevado de proteínas nos resultados. A partir disso, novos exames podem ser solicitados, como biópsia medular, exames de imagem que possibilitem a análise de perda óssea e até mesmo novas culturas de sangue.

Infelizmente, ainda não há cura para o mieloma múltiplo. Porém, os avanços de tratamento possibilitam a estabilização da doença, alívio dos sintomas e maior qualidade de vida do paciente acometido pelo câncer.

Referências

1. Hospital A.C Camargo Cancer Center -  - https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/mieloma-multiplo - acesso em 10 de fevereiro de 2025
2. Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia  - https://abrale.org.br/doencas/mieloma-multiplo/o-que-e/  - acesso em 10 de fevereiro de 2025
3. Rede D’Or  -  https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/mieloma-multiplo - acesso em 10 de fevereiro de 2025

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?