Mitos e verdades sobre a doação de sangue

Esclareça suas dúvidas para tornar-se doador e ajudar a salvar vidas

Publicado em: 23 de setembro de 2022  e atualizado em: 26 de setembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Ser doador de sangue é um ato de solidariedade com o próximo. Trata-se de um procedimento seguro, indolor e voluntário, que pode fazer a diferença na vida de um paciente.

A grande maioria das pessoas entre 16 e 69 anos está apta para realizar a doação – vale lembrar que os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais para realizar o procedimento. Alguns pré-requisitos são necessários, como pesar acima dos 50 kg, estar alimentado (sem alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas), ter dormido pelo menos seis horas e ter respeitado o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra, sendo dois meses para os homens e três meses para as mulheres (sendo a frequência máxima de quatro vezes por ano para homens e três vezes anuais para mulheres)¹.

· A importância da doação de sangue pode ser lida neste artigo aqui.

No entanto, por falta de informação ou mesmo por acreditarem em alguns mitos, muitas pessoas optam por não doar sangue. E essa situação provoca um desabastecimento nos bancos, deixando, inclusive, alguns em estado crítico para poder apoiar os hospitais. Por isso, vamos esclarecer algumas informações neste artigo.

Para onde vai o sangue doado?

O sangue estocado nos bancos de sangue são direcionados a pessoas que passam por tratamentos médicos complexos e que necessitam de transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos ou cirurgias. Além dessas situações, pacientes com doenças crônicas graves, como a doença falciforme e a talassemia, também necessitam do sangue doado. Circunstâncias de emergência ou calamidades, em que pode ser necessário tratar pessoas feridas, também precisam contar com sangue em estoque¹.

· Saiba mais sobre a Doença Falciforme aqui.

Quem doa para quem¹:

 

Mitos e Verdades² ³

Quem tem tatuagem não pode doar sangue.

Mito. Essa é uma das grandes questões quando se trata de doação de sangue. Uma pessoa tatuada ou com piercing pode, sim, ser doadora, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano. Apenas quem tem piercing na boca ou região genital não pode doar sangue, pois estes locais são bastante suscetíveis a infecções.

Já para os fumantes, recomenda-se um intervalo de duas horas sem fumar antes da doação.

 

Mulheres não podem doar sangue durante a menstruação.

Mito. Tanto homens quanto mulheres doam em torno de 450mL de sangue (menos de 10% do total do sangue de um ser humano) e este sangue é reposto pelo organismo ao longo do dia, sem atrapalhar o metabolismo do doador. Doar sangue durante o período menstrual não apresenta nenhum risco à saúde da mulher, pois a perda que ocorre durante este período já é prevista pelo corpo da mulher.

 

Grávidas não podem doar sangue.

Verdade. Entretanto, após o nascimento do bebê, a mulher pode doar sangue depois de três meses, em caso de parto normal, ou seis meses, em caso de cesariana. Se estiver amamentando, deve aguardar doze meses após o parto.

 

Posso pegar alguma doença durante a doação de sangue.

Mito. Os materiais são descartáveis, sem oferecer risco de contaminação durante a doação de sangue.

 

Tomei vacina e não posso doar sangue.

Verdade. Entretanto, apenas por um certo tempo e depende da vacina. Hepatite B, por exemplo, é necessário esperar 48 horas para doar, enquanto a vacina da influenza (gripe), quatro semanas. Leve a carteira de vacinação e esclareça esta dúvida com o profissional de saúde.

 

Quem teve dengue não pode doar sangue.

Mito. Um mês após ter contraído a infecção, o paciente já está apto para doar. No caso da dengue hemorrágica, deve-se aguardar seis meses.

 

Doar sangue engorda.

Mito. Doar sangue não engorda nem emagrece a pessoa. O volume de líquido é reposto em 24 horas.

 

Doar sangue afina o sangue.

Mito. Doar sangue não engrossa nem afina o sangue.

 

Quem recebeu transfusão de sangue pode ser doador de sangue.

Verdade. Após um ano da transfusão, a pessoa está apta a doar.

Procure o Hemocentro mais próximo de sua residência, realize a doação de sangue e ajude a salvar vidas!

 

Fontes:

1. Doação de sangue. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 25 de agosto de 2022.

2. Mitos e verdades sobre a doação de sangue. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 25 de agosto de 2022.

3. Mitos e Verdades sobre a doação de sangue. Fiocruz. Último acesso em 25 de agosto de 2022.

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?