Mitos e Verdades sobre o TDAH na Infância: Entendendo o Comportamento e o Apoio Necessário
Desvende os equívocos e saiba como oferecer o melhor suporte para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Você já se perguntou o que realmente é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e como ele afeta as crianças? ¹.
Muitas vezes, o TDAH é mal compreendido, levando a ideias erradas que dificultam o apoio adequado. Mas, afinal, o que é mito e o que é verdade sobre essa condição? O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo pela vida adulta ². Ele é caracterizado por uma combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Para ser diagnosticado, esses sintomas devem ser persistentes, presentes em diferentes ambientes (casa, escola, etc.) e causar impacto significativo na vida da criança 1.
Vamos desmistificar algumas das ideias mais difundidas sobre o TDAH. Um mito comum é que TDAH é apenas falta de educação ou preguiça. A verdade é que TDAH é um transtorno real, com bases biológicas, que afeta o funcionamento do cérebro. Crianças com TDAH não escolhem ser desatentas ou hiperativas; elas têm dificuldade em regular a atenção, o impulso e o nível de atividade devido a diferenças na química cerebral ². Rotulá-las como "preguiçosas" ou "mal-educadas" ignora a complexidade do transtorno e pode prejudicar muito sua autoestima. Outro equívoco é achar que TDAH é causado por dietas ricas em açúcar ou tempo excessivo de tela. Embora uma dieta equilibrada e o tempo limitado de tela sejam importantes para todas as crianças, não há evidências científicas de que o açúcar ou o uso de eletrônicos causem TDAH ¹. A principal causa do TDAH é genética, com fatores ambientais podendo, no máximo, agravar sintomas em crianças predispostas.
Muitos também acreditam que toda criança com TDAH é hiperativa. No entanto, existem três tipos de TDAH: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo e combinado ¹. Algumas crianças com TDAH podem apresentar apenas dificuldade de concentração, sem a hiperatividade visível. Elas podem ser quietas e sonhadoras, o que torna o diagnóstico mais difícil. Por fim, é um mito que crianças com TDAH só precisam se esforçar mais. O TDAH não é uma questão de esforço, mas sim de funcionamento cerebral. Dizer para uma criança com TDAH "se esforçar mais" é como pedir para alguém com miopia enxergar melhor sem óculos. Elas precisam de estratégias, apoio e, em alguns casos, medicação para gerenciar os sintomas ¹. Conhecer a verdade sobre o TDAH é o primeiro passo para oferecer o apoio certo. Um fato importante é que o diagnóstico precoce é fundamental. Quanto antes o TDAH for diagnosticado, mais cedo a criança poderá receber o apoio necessário. Isso inclui intervenções na escola, terapia comportamental e, se recomendado pelo médico, medicação ². Um diagnóstico tardio pode levar a problemas de autoestima, dificuldades acadêmicas e sociais. Além disso, o tratamento é multidisciplinar. Não existe uma "cura" para o TDAH, mas o tratamento eficaz envolve uma combinação de abordagens. Isso pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC), intervenções pedagógicas, apoio familiar e, em alguns casos, o uso de medicamentos estimulantes, que atuam regulando os neurotransmissores no cérebro ². O plano de tratamento deve ser individualizado para cada criança. Finalmente, o apoio dos pais e da escola é crucial. Pais e educadores desempenham um papel vital no manejo do TDAH. Estratégias como rotinas claras, ambientes organizados, instruções concisas, reforço positivo e comunicação aberta são essenciais para ajudar a criança a desenvolver habilidades de autogestão e a prosperar ¹.
Entender o TDAH vai além dos mitos. É sobre reconhecer um transtorno real que afeta a vida de muitas crianças e suas famílias. Ao buscar informações confiáveis, promover um diagnóstico precoce e adotar um tratamento multidisciplinar e um apoio consistente, você contribui significativamente para o desenvolvimento saudável e feliz de crianças com TDAH. A chave é a paciência, a compreensão e a crença no potencial de cada criança.
Referências
1. AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. Mitos e Fatos: o que a American Academy of Pediatrics quer que você saiba sobre o TDAH. Disponível em: https://www.ufrgs.br/blogtdah/2018/11/21/mitos-e-fatos-o-que-a-american-academy-of-pediatrics-quer-que-voce-saiba-sobre-o-tdah-2/. Acesso em: 25 jul. 2025.
2. ABDA - Associação Brasileira do Deficit de Atenção. Disponível em: https://tdah.org.br/tratamento/