O incômodo do pelo encravado
Cuidados ajudam a evitar a situação
Pode parecer algo muito sutil, uma insignificante reação do organismo, mas um pelo não conseguindo encontrar a saída do folículo piloso sob a pele pode se transformar num doloroso ponto no corpo. Estamos falando do pelo encravado, que boa parte dos homens sofre na região da barba e das mulheres, na virilha, pernas e axilas. Os pelos encravados são pelos que após serem cortados começam a crescer dentro da pele e podem não romper a camada de queratina, criando um processo inflamatório que pode chegar a uma foliculite. (1,2)
Um pelo encravado pode causar pequenas saliências inchadas na pele, que podem doer, coçar e até serem confundidas com uma picada de inseto, uma espinha, mas uma observação mais atenta vai apontar para o pelo encravado - às vezes até consegue-se ver o pelo dobrado embaixo da pele. Além da higiene, a escolha do processo de depilação faz toda a diferença no número de ocorrências dessa natureza. (2,3)
Como prevenir (1,2,3)
1. Antes de passar a lâmina, deixe a pele úmida com água morna;
2. Resista a passar a lâmina na direção contrária ao nascimento do pelo;
3. Provavelmente uma passagem da lâmina (recente ou nova!) já resolva, não repita o movimento no mesmo ponto. Aprofundar demais o poro pode até abrir passagem para bactérias;
4. Use cremes específicos, que irão deixar a pele mais macia, preparada para a depilação;
5. Se for preciso repetir o movimento da lâmina em um mesmo local, coloque creme novamente. Às vezes a pele ainda parece escorregadia, mas vale recolocar o creme;
6. Após o processo, coloque um pano com água morna sobre a pele, isso reduzirá a chance de irritação;
7. Um creme esfoliante após a depilação pode soltar algum eventual pelo encravado.
Uma maneira de reduzir o risco de pelo encravado com uso de lâmina é o uso de um processo definitivo, como o laser. Dependendo da área, pode ser várias sessões. Alguns reclamam de incômodo no processo, outros dizem não sentir dor alguma, portanto vá sem medo. Cremes que retiram pelos podem resolver como opção à lâmina, mas certas pessoas têm alergia ao produto. (2)
Tratamento
O pelo encravado apareceu? Não coce, pois pode piorar a região e levar a uma infecção mais séria. Cremes ajudam a minimizar a coceira e produtos esfoliantes evitam que outros pontos apareçam. Algum produto antisséptico leve pode ser usado para prevenir infeção no local. Se o quadro parecer não reverter ou o incômodo aumente, não hesite em procurar ajuda profissional. (1)
Referências: 1. Ingrown Hairs. NHS. Último acesso em 14 de novembro de 2022; 2. Prevenir os pelos encravados. Atlas da Saúde. Último acesso em 30 de novembro de 2022.; 3. Ingrown hair. Mayo Clinic. Último acesso em 30 de novembro de 2022.