Outubro Rosa: conscientização e prevenção
O câncer de mama corresponde a 25% dos casos novos anualmente
A campanha “Outubro Rosa” nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, proporcionando maior acesso às informações, serviços de diagnóstico e de tratamento1. Desde então, anualmente a data é celebrada com ações voltadas para a área de saúde que discutem e educam a população sobre o tema, contribuindo para a redução da mortalidade nesse sentido1. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo2. Depois do câncer de pele não melanoma, corresponde a 25% dos casos novos anualmente2. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016 tivemos cerca de 57.960 novos casos da doença somente no Brasil3.
Anualmente, o Ministério da Saúde, governos e empresas fazem campanhas para reforçar a importância das mulheres ficarem atentas às possíveis suspeitas, com informações sobre diagnóstico, exames e tratamentos2. Além da conscientização, é importante identificar fatores de risco para o desenvolvimento da doença4:
- Idade (cerca de 4 a cada 5 casos ocorrem após os 50 anos);
Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
- Sedentarismo;
- Consumo de bebida alcóolica;
- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X);
- Primeira menstruação antes dos 12 anos;
- Não ter tido filhos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter amamentado;
- Entrar na menopausa após os 55 anos;
- Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
- Ter feito reposição hormonal pós-menopausa;
- História familiar de câncer de ovário;
- Casos de câncer de mama da família, principalmente antes dos 50 anos;
- Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 (genes que impedem o surgimento de tumores através da reparação de moléculas de DNA danificadas);
A prevenção
O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% dos casos da doença. Homens também podem desenvolver, mas em uma baixa porcentagem: 1% dos casos4. Com o devido cuidado, acompanhamento médico e conscientização, cerca de 30% dos casos podem ser evitados. Além disso, é importante ter em mente alguns hábitos saudáveis como forma de prevenção5: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcóolicas e amamentação.
Fique atento às ações na sua cidade e divulgue as informações. Juntos podemos diminuir o impacto da doença pelo mundo!
Fontes: 1. Outubro Rosa. INCA – Instituto Nacional de Câncer. Último acesso em 9 de agosto de 2021. 2. Governo do Brasil – Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 3. Câncer de mama. INCA – Instituto Nacional de Câncer. Último acesso em 9 de agosto de 2021. 4. O que aumenta o risco?. INCA – Instituto Nacional de Câncer. Último acesso em 9 de agosto de 2021. 5. Como prevenir? INCA – Instituto Nacional de Câncer. Último acesso em 9 de agosto de 2021.