Para que serve a vacina BCG?

Ela é importante para a prevenção da tuberculose e deve ser tomada até os 4 anos de idade

Publicado em: 22 de outubro de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar

A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)¹,².

A tuberculose é uma doença grave, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma da doença é a tosse, acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar, febre, entre outros. Esta é uma doença transmissível de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala³. Pessoas assintomáticas também podem transmitir a doença. Os casos mais graves da tuberculose podem ser prevenidos por meio da vacina BCG, que deve ser tomada ao nascer até os 4 anos².

A vacina é extraída por meio do enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose e é tomada em dose única. No local em que foi aplicada, geralmente no braço direito, é normal formar uma cicatriz característica. Não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre a cicatriz, pois está é uma reação esperada da vacina².

Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde em 2017, 282 mil novos casos de tuberculose foi diagnosticado nas Américas, sendo 87% dos casos concentrados em 10 países, com Brasil, Colômbia, Haiti, México e Peru responsável por dois terços do total de casos e mortes4



Fontes: 1. Dia da Vacina BCG – Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 28 de junho de 2021. 2. Vacina BCG – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Último acesso em 28 de junho de 2021. 3. Tuberculose (TB) – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Último acesso em 28 de junho de 2021. 4. Se ações forem aceleradas, países das Américas podem acabar com tuberculose até 2030 – Organização Pan-Americana da Saúde. Último acesso em 28 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar