22 de outubro de 2020
Para que serve a vacina BCG?
Ela é importante para a prevenção da tuberculose.
atualizado em: 21 de outubro de 2020
A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)¹,².

A tuberculose é uma doença grave, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma da doença é a tosse, acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar, febre, entre outros. Esta é uma doença transmissível de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala³. Pessoas assintomáticas também podem transmitir a doença. Os casos mais graves da tuberculose podem ser prevenidos por meio da vacina BCG, que deve ser tomada ao nascer até os 4 anos².

A vacina é extraída por meio do enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose e é tomada em dose única. No local em que foi aplicada, geralmente no braço direito, é normal formar uma cicatriz característica. Não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre a cicatriz, pois está é uma reação esperada da vacina².

Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde em 2017, 282 mil novos casos de tuberculose foi diagnosticado nas Américas, sendo 87% dos casos concentrados em 10 países, com Brasil, Colômbia, Haiti, México e Peru responsável por dois terços do total de casos e mortes4.

 
Fontes:

1-  01/7 – Dia da Vacina BCG – Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3222-01-7-dia-da-vacina-bcg-2. Último acesso em 17 de outubro de 2020.

2– Vacina BCG – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-bcg. Último acesso em 17 de outubro de 2020.

3– Tuberculose (TB) – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/doencas/tuberculose-tb. Último acesso em 17 de outubro de 2020.

4- Se ações forem aceleradas, países das Américas podem acabar com tuberculose até 2030 – Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5893:se-acoes-forem-aceleradas-paises-das-americas-podem-acabar-com-tuberculose-ate-2030&Itemid=812. Último acesso em 17 de outubro de 2020.