Por que você precisa de vitamina A?
Sua deficiência pode causar cegueira.
A vitamina A é um nutriente importante para o crescimento e para o bom funcionamento de alguns órgãos do corpo, principalmente os olhos, boca, nariz e estômago. Nas crianças, esta vitamina ajuda também para que elas tenham um desenvolvimento mais saudável, prevenindo inclusive a mortalidade infantil¹. Mulheres em fase de amamentação também necessitam de mais vitamina A².

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a deficiência de vitamina A atinge cerca de 19 milhões de mulheres grávidas e 190 milhões de crianças em idade pré-escolar em todo o mundo. O corpo humano não é capaz de produzi-la, sendo assim, é necessário incluir na alimentação diária os alimentos que fornecem esse tipo de vitamina. Também é possível fazer uma reposição através da suplementação de Vitamina A, que deve sempre ser indicada pelo médico².

A deficiência de vitamina A pode se manifestar por problemas nos olhos (retina, conjuntiva e córnea), diminuindo a sensibilidade à luz, principalmente durante a noite, reduzindo a capacidade de visão em locais escuros e desenvolver-se para a cegueira parcial ou total. Em casos mais leves, a baixa concentração de vitamina A pode provocar diarreia e morbidades respiratórias².

A vitamina A pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos como o leite humano (indicado para os bebês), leite de vaca, fígado, gema de ovo, espinafre, cenoura, couve, abóbora e frutas como goiaba, manga, mamão, caju e caqui são fontes ricas de vitamina A. Os óleos e frutas oleaginosas, como o buriti, pupunha, dendê e pequi também podem ser inseridos nesta lista².

 
Fontes:

1- Conheça a importância da Vitamina A para o corpo – Blog da Saúde. Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/32841-conheca-a-importancia-da-vitamina-a-para-o-corpo. Último acesso em 19 de outubro de 2020.

2- Manual de Condutas Gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A – Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_condutas_suplementacao_vitamina_a.pdf. Último acesso em 19 de outubro de 2020.